Com recorde de empregos gerados no interior do estado e oferta de capacitações gratuitas, Macaé comemora este 1º de maio, Dia do Trabalhador, com a certeza de ser a cidade das oportunidades. A Prefeitura segue atuando para que o ambiente de negócios no município se fortaleça, contribuindo para o desenvolvimento econômico em diferentes áreas, além do investimento para a oferta crescente de mão de obra qualificada.
Os números comprovam que as políticas voltadas para a empregabilidade vêm dando resultado. O saldo é de 36.964 empregos gerados nos últimos quatro anos e no último levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, Macaé segue na liderança no Norte Fluminense com cerca de seis mil admissões realizadas em fevereiro deste ano.
E é com oportunidade que o governo municipal avança para que a vaga no mercado de trabalho se torne cada vez mais realidade para quem busca uma ocupação. Em 2025, foram abertas 2.368 vagas para certificação em T-HUET, treinamento essencial para operações offshore. A expectativa é que até o fim do ano, 3.500 profissionais recebam a capacitação gratuitamente. A Secretaria de Qualificação Profissional também ofereceu, este ano, formação em 18 cursos diferentes, ampliando as áreas de interesse da população.
Com o compromisso contínuo de investimento em políticas públicas que visam o desenvolvimento econômico e social do município, o governo municipal valoriza o trabalhador, desde quem deseja melhoria na ocupação, retorno ao mercado ou até mesmo, gerir o próprio negócio. Em Macaé, quase 15 mil pessoas atuam como microempreendedores individuais (MEI), demonstrando a força econômica que o município tem e seu potencial para um futuro cada vez mais próspero e inclusivo.