Serviços

3ª Semana de Segurança Pública tem início nesta segunda – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

A 3ª Semana de Segurança Pública de Macaé teve início na tarde desta segunda-feira (5), no salão nobre da Câmara Municipal de Macaé. O encontro terá como tema: “Macaé: Cidade Segura” e contou com a presença de autoridades da região e de outras cidades, e da palestra do convidado especial, Rodrigo Pimentel, que é ex-capitão do BOPE, autor dos livros “Elite da Tropa” e “Elite da Gestão”, e co-produtor do documentário “Ônibus 174”.

O prefeito Welberth Rezende ressaltou a satisfação de participar da abertura da Semana de Segurança.

“O nosso governo tem colhido bons frutos na área de segurança pública. Estávamos no início da nossa gestão, com uma das cidades mais violentas, hoje esse cenário é diferente. O Instituto de Segurança Pública (ISP), registrou menos 79 porcento de roubos de rua, 90 por cento de roubos de carga e 83 porcento nós crimes violentos”, ressaltou.

Ele ressaltou ainda que a importância da parceria com todas as forças de segurança, Polícias Militar, Civil, Federal e Guarda Municipal.
Welberth destacou ainda que é fundamental investimentos na área de segurança, como a contrução do Batalhão de Ação com Cães (BAC), mais viaturas, Segurança Presente, Proeis e RAIS.

“Planejamos também a implantação do Centro Integrado de Monitoramento, com reconhecimento facial e ainda a vinda de mais quatro delegacia especializadas para o município”, informou.

Sinergia – O Secretário de Segurança Pública, Tales Borges, fez um paralelo do cenário na área de segurança pública, em 2021, até os dias atuais.

“Em 2021 registramos um grande índice de homicídios, onde o município sempre saia na imprensa de forma negativa. Hoje o cenário é diferente. Não existe mágica e sim muito trabalho e sinergia*, afirmou.

Durante sua apresentação, eles destacou que no início da gestão do governo Welberth, já foram registrados 164 homicídios. Em 2024, foram registrados 34. Ja o roubo a veículos de 385 caiu para 17.
Novos investimentos – O Secretário de Ordem Pública, Cesar Reis, apresentou durante o evento, quis serão os novos investimentos para a área.

“Estamos adquirindo mais 45 viaturas, equipamentos não letal de defesa, capacitação técnica da guarda para o uso de arma de fogo. No entanto, isso será amplamente discutido com a população”, informou.

César acrescentou ainda que dentro dos investimentos estão previstos também a construção de uma nova sede da Guarda Municipal, com academia, alojamentos, entre outras.

“O monitoramento eletrônico nós prédios públicos da Prefeitura, potencializar a Coordenadoria de Apóio ao Escolar (Cape), Observatório da Segurança Pública, Consórcio Intermunicipal de Segurança e mais um posto da Patrulha Maria da Penha”, acrescentou.

O palestrante Rodrigo Pimentel é Ex-capitão do Bope e consultor de segurança que inspirou o personagem Capitão Nascimento do filme Tropa de Elite. Ele fez um panorama da segurança pública no país.
Rodrigo ressaltou que para medir o índice de violência, é medir o número de homicídios. Ele citou que ficou sabendo que em Macaé , está muito abaixo que a média nacional.

“Isso é devido a integração entre as polícias Militar, Civil, Guarda Municipal, entre outras”, ressaltou.

O especialista falou também sobre a relação entre a violência e desigualdade social e também do índice de desemprego.

“Na Bahia reduzir o desemprego e a desigualdade social não contribui para diminuir os homicídios”, explicou.

Ele falou também da relação do uso de armas legais e violência e sobre a percepção das pessoas em constatar que a violência na cidade diminuiu.
O especialista deu exemplos de cidades que realizaram ações com o objetivo de diminuir os índices de violência, como no caso da cidade de Diadema. “É um caso de sucesso e atraiu vários investimentos”, afirmou.
Ele citou também que a cidade de São Paulo tem reduzido o número de homicídios, por meio das ações dos seus gestores. Já os estados dos nordeste registram mais violência do que o sudeste.