Santa Catarina deve registrar em 2025 o maior volume da história em gastos com o Dia das Mães.
De acordo com uma pesquisa da Fecomércio SC, os catarinenses estão dispostos a gastar, em média, R$ 307,60 com presentes e comemorações, valor 28% maior do que em 2024.
O levantamento também aponta que 45,1% dos consumidores avaliam que sua situação financeira melhorou em relação ao ano passado.
Além disso, a intenção de consumo no estado cresceu 1,2% em abril, o terceiro melhor desempenho do país, conforme dados da Confederação Nacional do Comércio.
Os principais itens citados como intenção de compra foram roupas, perfumes e cosméticos, além de calçados e bolsas. Também foram considerados por 41% dos entrevistados realizarem almoço ou jantar em casa de familiares e 16% em restaurantes.
Para o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, os números refletem a força da economia catarinense, embora em um contexto nacional complexo, e mostram que o consumidor está mais confiante e disposto a presentear as mães com itens de qualidade, incentivando o desempenho do comércio e serviços.
Outros dados econômicos também reforçam o bom momento da economia.
Conforme o IBGE, a taxa de desemprego em Santa Catarina é de 2,7%, a menor em 10 anos, enquanto a média nacional é de 7%.
Além disso, a renda do catarinense cresceu cerca de 14% no último ano, garantindo mais poder de compra para o trabalhador.
Repórter: Marcos Lampert