Semhab promove dia de lazer no Sesc Gravatá em comemoração ao Dia das Mães

Um grupo com cerca de 75 mulheres moradoras dos Residenciais Vista Alegre, Vista do Verde, Saturnino de Brito e Quilombola Hélio Miguel, participou, nesta quarta-feira (14), de uma atividade de valorização da autoestima e em comemoração ao Dia das Mães. A programação foi preparada pela Secretaria de Habitação Social de João Pessoa (Semhab) e ocorreu na Granja Sesc Gravatá, em Gramame.

A secretária de Habitação Social, Socorro Gadelha, ressaltou que a Prefeitura tem um trabalho constante com as mulheres dentro dos residenciais, seguindo a política da gestão do prefeito Cícero Lucena de proporcionar qualidade de vida aos moradores. “Elas [mães] são pessoas que têm dedicado a vida à família e a criação dos filhos. Nós aproveitamos esse lazer e fizemos também um debate com a psicóloga Analice Tavares, que apresentou diversos aspectos sobre a convivência mãe e filho”, comentou.

O evento começou com uma palestra sobre ‘Como educar melhor os filhos’, com a psicóloga Analice Tavares, especialista em psicologia infantil. Ela ressaltou a importância da afetividade entre mães e filhos, que envolve carinho, atenção e diálogo, resultando num relacionamento saudável. “É preciso existir regras. Os adultos [pais e mães] são um exemplo para o comportamento dos filhos, porque as crianças absorvem tudo de forma consciente e até inconsciente. Muitas vezes o trabalho doméstico não é valorizado e essas mulheres precisam de valorização para ter uma autoestima elevada”, frisou a psicóloga.

Embelezamento – A atividade comemorativa do Dia das Mães também teve a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que proporcionaram momentos de embelezamento e relaxamento para essas mães. “Uma data tão especial como o Dia das Mães não pode ser esquecida, pois toda mulher sabe da responsabilidade que para criar um filho, fazendo o impossível para oferecer uma vida melhor. E foi por isso que nós reunimos essas mães para um dia bem diferente, onde elas se sintam valorizadas, acreditem em si e renovem a autoestima”, afirmou Socorro Gadelha.

Massoterapia, auriculoterapia, ventosaterapia e massagem facial foram oferecidas pelos alunos do Curso de Fisioterapia da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB). “Os alunos têm a oportunidade de interagir com a comunidade, colocando em prática o que estudam na teoria em sala de aula, adquirindo uma experiência que vai ser importante para quando começar a atuar como profissional”, disse a preceptora do curso de Fisioterapia, Aucélia Moura.

Já o Senac levou uma equipe com massagem relaxante para aliviar o stress e o cansaço das mães. “O Senac está exercendo o seu lado social prestando serviço à comunidade”, ressaltou a supervisora pedagógica do Senac, Iolanda Cavalcanti.

Mães elogiam a ação – A dona de casa e mãe Cristiane Lourenço da Silva, moradora do Residencial Quilombola Hélio Miguel, disse que depois de ter visto em um barraco de lona por cinco anos, hoje se sente valorizada em seu apartamento onde mora confortável com a família. “Sempre participo das atividades promovidas pela Semhab e me sinto valorizada e com a autoestima elevada por ser lembrada como mãe e cidadã. Um momento que vai ficar na memória”, afirma.

Outra mãe do Residencial Hélio Miguel que participou do evento foi Adriana Gomes da Silva. “Vivo um momento gratificante e maravilhoso”.

Mariluce da Silva é da Saturnino de Brito e disse que se sente uma nova mulher, valorizada e importante. “Gosto dos passeios e das atividades promovidas com os moradores”.

As mães também fizeram compras em um bazar montado com doações. Cada uma recebeu 15 habit, uma moeda imaginária usada para comprar as peças em exposição.