Alunos da rede municipal participaram nesta quarta-feira (15) de uma ação especial de soltura de uma Tartaruga-verde (Chelonia mydas), na Praia de Cavaleiros. A espécie juvenil que também foi resgatada passou por um período de reabilitação e tratamento específico. Entre as unidades escolares municipais presentes estavam o Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga (região serrana), Emei Hilda Ramos, Emei Marly Vasconcelos Lemos e Ancyra Gonçalves Pimentel.
Ação
A ação foi realizada pelo Instituto BW em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Ambiental e campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé). O Instituto BW possui um Centro de Reabilitação para receber e reabilitar animais selvagens de Araruama e região dos Lagos, desde Macaé até Maricá. Na última terça-feira (14), a equipe da Secretaria de Ambiente ( Coordenação de Unidade de Conservação) participou de uma ação conjunta junto à Capitania dos Portos de Macaé ( Marinha) e Instituto Estadual do Ambiente (Inea).
A intitulada como Agata envolveu prevenção a crimes ambientais, como pesca ilegal, fiscalização de redes de pesca ilegais em áreas de costões e nas proximidades do Mercado e Peixes, A intenção da operação é “ orientar e coibir a pesca ilegal, que causa impactos como a morte de diversas tartarugas marinhas que ficam presas nas redes de espera.Participaram da ação, a chefe de fiscalização da Superintendência do Inea em Macaé, Laila Bekai e o Coordenador de Unidade de Conservação da Secretaria de Ambiente, Fernando Barreto.
Segundo o secretário Municipal de Ambiente, de Macaé, Phelipe Salgado, a data da soltura da tartaruga resgatada não será esquecida. “ Esta parceria com o Instituto BW é de suma importância, pois existe o resgate, o monitoramento e todo cuidado das espécies da fauna marinha e silvestre. Este é mais um braço de reforço para atender à população. A preservação da vida marinha é um compromisso que precisa ser assumido com seriedade e sensibilidade.. Que esse momento inspire a todos a proteger e valorizar a natureza que é nossa e das futuras gerações”, ressalta Salgado.
Vale lembrar, que algumas escolas da rede municipal fizeram parte das atividades de Educação Ambiental promovidas pelo Instituto BW, em parceria com a secretaria de Meio Ambiente. O objetivo de sensibilizar o público sobre a importância da preservação da vida marinha e dos ecossistemas costeiros. Será uma oportunidade única de vivenciar o momento de devolver ao mar um animal reabilitado.
Estavam presentes na ação, Thiago Graça (zootecnista e educador Ambiental do Instituto BW) e o coordenador de Monitoramento de Praias, Pedro Dutra Lacerda. “ Houve a soltura em 2024, e agora durante dois meses ,o Instituto realizou a reabilitação em 2025 desta tartaruga-marinha juvenil, que foi encontrada magra e fraca, ficando em condições corporais adequadas. Isso é importante para os alunos e população para que se conscientizem da importância da conservação, pois uma em cada mil tartarugas conseguem chegar à idade adulta. Esta tartaruga verde pode retornar à Macaé para reproduzir “, salientou.
A Secretaria de Meio Ambiente está se preparando para a realização da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, no mês de junho.