O CIDADÃO RJ

Tartaruga-verde recuperada pelo Instituto BW retorna ao mar nesta quinta-feira – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

Em uma ação especial marcada para esta quinta-feira (15), na Praia dos Cavaleiros, às 15h, o Instituto BW promoverá a soltura de uma Tartaruga-verde (Chelonia mydas), depois de recuperada. A iniciativa terá a participação dos alunos do Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga, localizado no distrito de Glicério. Eles foram contemplados com uma visita da equipe de Educação Ambiental do Instituto BW durante a Semana Mundial da Água — numa ação realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Após a realização de exames clínicos que atestaram aptidão para a soltura, a tartaruga está sendo devolvida ao mar na mesma região em que foi encontrada, a Praia dos Cavaleiros. O animal, classificado como “quase ameaçado” pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), foi resgatado na Região dos Lagos e passou por um período de reabilitação, sob os cuidados da equipe veterinária do Instituto BW. Durante a recuperação, recebeu tratamento especializado até estar em plenas condições de retornar ao ambiente natural.
De acordo com o secretário Municipal de Ambiente, de Macaé, Phelipe Salgado, a preservação da vida marinha é um compromisso que precisa ser assumido com seriedade e sensibilidade.

“Esta ação, em parceria com o Instituto BW, representa mais do que a soltura de uma espécie de tartaruga ameaçada de extinção: é um símbolo do nosso dever coletivo com o meio ambiente. Cuidar das nossas praias, das espécies que aqui habitam e promover a educação ambiental são pilares da atuação da Secretaria. Que esse momento inspire a todos a proteger e valorizar a natureza que é nossa e das futuras gerações”, reforça Salgado.

A iniciativa reafirma o compromisso do Instituto BW com a preservação da vida marinha, a educação ambiental e o engajamento da sociedade na proteção da fauna silvestre. Naquela ocasião, os estudantes assistiram palestra educativa e participaram de uma exposição com peças anatômicas, tendo a oportunidade de conhecer de perto os animais silvestres da região, especialmente os marinhos. Durante a atividade, ficou estabelecido o compromisso de que, em caso de soltura de uma tartaruga-marinha, a escola seria convidada a participar.

“Esse momento, enfim, chegou. Os estudantes vivenciarão essa experiência única, unindo conhecimento, emoção e conexão com a natureza em uma ação concreta de Educação Ambiental”, atesta a coordenadora de Educação Ambiental do BW, Mariana Burato. Segundo ela, ações como essa reforçam o compromisso do Instituto com a Educação Ambiental na região, visto que a soltura de um animal marca o encerramento de seu processo de reabilitação e se transforma em uma poderosa ferramenta educativa.

O BW considera que muitos desses jovens, moradores da região serrana, ao olhar o mar pela primeira vez, não irão ver apenas um novo horizonte — estarão testemunhando um ato de esperança e liberdade.

“A participação dos estudantes nesse momento simbólico não apenas confirma o valor pedagógico da atividade, como também amplia sua conexão com a natureza. Ver um animal retornar ao seu habitat, sabendo que cada pequena ação conta, é uma lição que vai além da sala de aula. Será um momento emocionante e inesquecível para eles”, completa Burato.

Sair da versão mobile