O prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, abriu oficialmente, nesta quarta-feira (21), o Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), no Espaço Cultural José Lins do Rego, em Tambauzinho. Durante o discurso de abertura da quarta edição do evento, ele destacou o compromisso da gestão municipal com a melhoria da qualidade de vida da população por meio da geração de emprego e renda.
“Eu saio daqui realizado, porque sei que quase três mil pessoas já vão sair daqui com sua carteira de trabalho assinada. É um orgulho para todos que fazem parte da gestão do prefeito Cícero Lucena, principalmente para melhorar a qualidade de vida das famílias paraibanas. Que Deus possa iluminar esse emprego de vocês, e essa vaga que vocês estão pleiteando aqui hoje. Podem ter certeza que ainda vamos trabalhar muito para fazer João Pessoa cada vez melhor. Agarrem esse emprego com unhas e dentes e façam o melhor. E o que precisar da prefeitura, vamos estar sempre de portas abertas”, declarou Leo Bezerra.
A programação do Feirão da Empregabilidade e Empreendedorismo ocorre durante todo o dia na Praça do Povo do Espaço Cultural e segue até esta quinta-feira (22). A iniciativa atraiu um grande número de pessoas, mesmo sob forte chuva, em busca de oportunidades no mercado de trabalho, seja para o primeiro emprego ou para uma recolocação profissional.
O atendimento aos candidatos acontece das 9h às 12h e das 13h às 16h. Os interessados devem apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho, currículo atualizado e comprovante de residência. Já nas primeiras horas do dia, foi possível observar uma movimentação intensa de pessoas tentando garantir o atendimento e a chance de concorrer a uma das 2.815 vagas disponíveis.
Ao longo do evento, os participantes passam por uma triagem inicial e, posteriormente, são direcionados para entrevistas de emprego. O processo é conduzido pelo Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP), que atua como mediador entre os candidatos e as empresas contratantes.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Capital, Bruno Farias, destacou a importância que a gestão municipal vem dando à empregabilidade, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas através de um emprego digno. Ele disse ainda que a expectativa é de que cerca de 6 mil pessoas compareçam ao feirão durante os dois dias de realização. O secretário também alertou os candidatos para que levem mais de um currículo impresso, pois poderão ser entrevistados por mais de uma empresa parceira do feirão.
“A gente espera que, durante dois dias de feirão, circulem por aqui seis mil pessoas. Nós já ultrapassamos, seguramente, as 400 fichas em 37 minutos de abertura de trabalhos. Então, a gente espera que, de fato, a população venha, porque aqui nós temos um solo fértil para quem quer vencer na vida através do trabalho. Você que está esperando uma chance, uma oportunidade para mudar a sua vida, venha para o Espaço Cultural munido de RG, CPF, comprovante de residência e mais de um currículo, porque você vai ser entrevistado por mais de uma empresa. O nosso intuito é que você já saia daqui com a sua carteira de trabalho assinada”, frisou.
Para Josenilda Nascimento, o feirão surgiu como uma oportunidade de recolocação profissional. Doula e cuidadora de pessoas idosas, ela tem um bebê de sete meses e quer voltar a trabalhar para conquistar independência financeira e dar o melhor para seu filho. “Estou com minha irmã, meu irmão, que todo mundo está procurando emprego. Minha irmã também é mãe, também largou emprego para cuidar da filha, e agora minha sobrinha está com dois aninhos e ela também quer voltar a trabalhar. E o meu irmão estava no seguro, acabou, e agora está procurando também emprego, e eu acredito realmente que a gente vai sair daqui com a oportunidade”, relatou.