O intercâmbio de alunos da rede municipal e universitários do campus Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF) marcou a quinta-feira (22) na Cidade Universitária . A programação semestral intitulada “Escola na Universidade” contou com as oficinas de Educação em Direitos Humanos, com eixos de discussão (bullying, cyberbullying, gênero, mobilidade. Um total de 80 estudantes do Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola (Barra) estiveram no auditório para participar. Muitos tiveram a chance de conhecer a Cidade Universitária.
Organizada pelo Centro de Formação Continuada Carolina Garcia (vinculado à Secretaria Executiva de Ensino Superior em parceria com a Secretaria de Educação Básica e campus Macaé da Universidade Federal Fluminense, a programação de extensão curricular contou com um total de 30 alunos do curso de graduação em Direito. Eles fazem parte do Projeto Narrativas descoloniais: Literatura e Direitos Humanos possui os seguintes objetivos: a) desenvolver um material de formação e capacitação para promoção da cultura dos direitos humanos a partir da difusão de obras literárias brasileiras selecionadas, destinado ao público de adolescentes das escolas municipais. coordenado pela professora Letícia Leidens. Um dos focos é contribuir para o desenvolvimento social, cultural e educativo dos estudantes.
A proposta envolve reflexão e interação de modo aberto entre literatura brasileira e direitos humanos, através da promoção de atividades como rodas de leituras interativas, bate-papo e oficinas nas escolas públicas voltadas para o público juvenil.
A próxima oficina está prevista para acontecer no dia 5 de junho, às 14h, no auditório B da Cidade Universitária com a realização de três oficinas. Durante a programação desta quinta-feira (22), ocorreram troca de experiências, debates e reflexões quanto aos temas abordados pelos graduandos. A aluna Maria Alice Leite dos Santos, de 11 anos , aprovou a programação.
“Gostei demais das informações que ouvi nas oficinas. E a Cidade Universitária é muito legal. A professora Gabriela nos trouxe e jamais vou esquecer este dia”, contou.
Já Talison Souza, de 11 anos, também elogiou as oficinas.
“Vou chegar na minha casa e comentar com minha mãe tudo que foi apresentado. Os temas foram bons e adorei esta Cidade Universitária. Vou estudar bastante para também ser aluno daqui”, falou.
A professora de Ciências, Gabriela Maciel Chaves, salientou que
“é uma alegria ver os alunos interessados no projeto e tratando de temas relevantes dentro da Cidade Universitária, espaço que merece ser visitado e serve como motivação para os estudos”.
Orgulhosa, a universitária Maria Elis Lima Martins, do terceiro período de Direito, confessa estar encantada com os alunos.
“O tema da minha oficina é bullying. E com certeza, é um assunto de suma importância para ser tratado com os estudantes. O cuidado e a proteção são essenciais. Estou amando a graduação e o projeto de extensão”, pontuou.
Vale lembrar, que o Centro de Formação Continuada Professora Carolina Garcia, oferece troca de experiências e aprimoramento, destacando a visão ampla dos objetivos e estratégias da educação. Os cursos e oficinas oferecidos acontecem em cronograma específico, a maior parte de curta duração. Também são realizadas palestras, fóruns e pesquisas. O espaço funciona no térreo do Bloco A da Cidade Universitária. O endereço é Avenida Aluízio da Silva Gomes, número 50, Granja dos Cavaleiros, Macaé.