O CIDADÃO RJ

Simpósio de Dificuldades Alimentares Infantil é realizado neste sábado – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

O 2º Simpósio de Dificuldades Alimentares Infantil de Macaé, foi realizado neste sábado (24), no Hotel Royal Atlântica. O evento voltado para profissionais da área de saúde, educação, estudantes e responsáveis conta com o apoio da Prefeitura de Macaé.

Na oportunidade os participantes irão aprofundar o debate sobre os desafios e estratégias para lidar com dificuldades alimentares na infância.
A secretária executiva de Atenção Básica, Simone Sales, ressaltou a importância do encontro.

“A realização do 2º Simpósio de Dificuldades Alimentares Infantil em Macaé representa um avanço importante para o fortalecimento da saúde voltada ao cuidado nutricional das nossas crianças. Ter um evento com esse foco em nosso território permite qualificar ainda mais a prática dos nutricionistas que atuam tanto na rede pública, quanto na privada, oferecendo subsídios técnicos e reflexões fundamentais para lidar com situações cada vez mais presentes na rotina dos serviços”, pontuou.

Ela acrescentou ainda que esse cuidado precisa ser sensível, individualizado e atento às particularidades de cada criança, sobretudo quando se fala do público com deficiência e das crianças autistas, que muitas vezes apresentam comportamentos alimentares específicos.
“O simpósio amplia esse olhar e fortalece a atuação em rede, essencial para uma assistência integral. A Secretaria Municipal de Saúde reconhece a relevância dessa iniciativa e agradece à nutricionista Cinthia Mello, idealizadora e organizadora do evento, pelo compromisso com a promoção da saúde infantil no município. Seguimos apoiando ações que contribuam para uma atenção mais inclusiva, humanizada e resolutiva”, ressaltou.
O 2º Simpósio de Dificuldades Alimentares Infantil de Macaé contou com as palestras: “Aspectos Psicológicos das Dificuldades Alimentares: Medos, traumas e fobias relacionados à comida”, apresentado pela psicóloga, Lívia Rodrigues; “Entendendo a relação entre as Alergias e Intolerâncias Alimentares e seletividade alimentar e quais impactos no desenvolvimento infantil”, com a Alergista e imunologista, Dra Maria Carolina Costa; “Dificuldades alimentares na paralisia cerebral”, proferida pela Nutricionista, Paula Balestté; “Uso do canabidiol em pacientes TEA1”, com o Neurologista, Dr. Lucas Cury; “Letramento Alimentar na infância e a contribuição do ambiente escolar para formação de novos hábitos alimentares”, apresentado pela Neuropsicopedagoga, Gisele Barcelos; “A alimentação da criança T21 e sua influência no comportamento alimentar e estado nutricional”, com a Nutricionista, Luciane Smidt; “Terapia Alimentar como uma aliada à seletividade alimentar Estudo de Caso: Antes e Depois da Terapia Alimentar. Apresentação de um caso clínico real, mostrando a evolução de uma criança antes e depois da terapia alimentar”, com a Nutricionista, Edkarla Almeida.

Sair da versão mobile