Com investimentos estratégicos em infraestrutura portuária, ferroviária e viária, o Sul de Santa Catarina começa a se consolidar como uma promissora alternativa logística para o escoamento de cargas no país.
A região vem ganhando destaque tanto pelo aumento das rotas comerciais quanto pelos expressivos investimentos no Porto de Imbituba, que tem batido recordes operacionais e atraído novos negócios.
Até 2030, o Porto de Imbituba projeta alcançar R$ 1 bilhão em investimentos e obras de modernização, com o objetivo de ampliar sua capacidade operacional.
Estão em andamento a recuperação, o reforço e a ampliação do Cais 3; além disso, estão prestes a começar as obras de dragagem e derrocagem do Cais 1 e a construção do dolfim do Cais 2.
As intervenções vão permitir o recebimento de navios maiores e a instalação de equipamentos com maior capacidade de movimentação de cargas.
Segundo o diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, as melhorias vão garantir que o porto siga ampliando sua movimentação:
SONORA
Na fronteira sul catarinense, restam apenas sete quilômetros para a conclusão da BR-285 entre Bom Jesus e São José dos Ausentes, que vai facilitar a chegada da produção gaúcha ao Porto de Imbituba.
Paralelamente, a Ferrovia Tereza Cristina passa por obras de ampliação e modernização, visando aumentar a capacidade de transporte de cargas na região.
Repórter: Marcos Lampert