Serviços

Gestão de Pessoas oferece curso de Defesa Pessoal Urbana para servidoras – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

Em uma iniciativa voltada ao empoderamento e à segurança feminina, servidoras públicas municipais de Macaé participam do curso de Defesa Pessoal Urbana voltado, exclusivamente, para as mulheres. As aulas começaram na manhã desta quarta-feira (2) e o curso é totalmente gratuito, conforme todos os atendimentos na Casa do Servidor, da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas. Mesmo com o curso em andamento, as inscrições continuam abertas.
O secretário municipal de Gestão de Pessoas, Aristófanis Quirino, destacou que, entre os mais de 16 mil servidores do município, 70% são mulheres. Com base nesse cenário, a administração municipal tem priorizado ações que promovam a valorização e o fortalecimento do público feminino. Nesse contexto, a defesa pessoal foi escolhida como uma estratégia para estimular a confiança e fomentar o empoderamento das servidoras.
“O projeto Empoderando Mulheres através da Defesa Pessoal tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da autoestima, da autoconfiança e da segurança física e psicológica das profissionais que atuam no serviço público. Essa é mais uma importante conquista para a nossa gestão”, destacou o secretário.
O instrutor, o servidor Nélio Viana especializado em artes marciais e táticas urbanas, disse que o objetivo é capacitar as mulheres para se defenderem com confiança e habilidade em situações de risco no dia a dia. Ele destacou que o curso é somente para as mulheres porque as táticas de defesa feminina são diferentes das masculinas.
“No curso elas vão aprender a se defender de agressões, como entrar e sair de carro com segurança, estando sozinhas ou acompanhadas de amigos ou família, principalmente quando estão com crianças e outras técnicas de defesa comuns para o cotidiano urbano”, ressaltou o instrutor.
Os temas abordados serão técnicas de prevenção, noções de autoproteção, reconhecimento de situações de perigo e ações de resposta rápida a abordagens agressivas até como desarmar o agressor. As aulas são práticas e ministradas às segundas e quartas-feiras de manhã, das 8h30 às 10h, e, à tarde, das 15h às 16h30, sempre com uma hora e meia de duração em cada turno. A orientação é que as participantes vão com roupa de ginástica para facilitar os movimentos nas aulas e só podem pisar descalças ao tatame.
O curso terá duração de seis aulas e reforça o compromisso da gestão com políticas públicas de proteção e valorização da mulher. A expectativa é que novas turmas sejam abertas de acordo com a demanda. A proposta vai além do aspecto físico de forma que as mulheres se sintam seguras não só nas ruas, mas também em ambientes profissionais e familiares. O curso é uma ajuda para elas desenvolverem confiança e percepção de risco.
Uma das participantes na aula de abertura do curso, Andrea Vilhena, destacou o impacto positivo da formação para o dia a dia. “Sempre quis fazer um curso deste e agora estou tendo esta oportunidade. Nós, mulheres, precisamos saber nos defender porque o maior bem é a nossa vida”, afirmou. Ela disse que levará todo o aprendizado para a sua rotina.

Atendimentos na Casa – Os servidores – homens e mulheres – interessados nos serviços ofertados pela Casa do Servidor podem conhecer toda a programação e agilizar o atendimento utilizando o sistema de pré-cadastro online no seguinte link: https://forms.gle/xVuiFQPTWTxJ1MFY9. Quem preferir, pode se inscrever pelo WhatsApp: (22) 99263.9632.