A Secretaria Executiva de Ensino Superior, a Coordenação de Diversidade e Inclusão, por meio do Centro de Formação Professora Carolina Garcia, estão oferecendo o curso de LIBRAS módulos I e II para profissionais da Educação. O objetivo do curso é compreender a História, a Cultura Surda e suas diversidades possibilitando a Inclusão. O local das aulas é o Auditório Cláudio Ulpiano, Bloco A, na Cidade Universitária. As inscrições devem ser feitas aqui: https://formacaomacae.wixsite.com/formacao/libras-basico-1. São 50 vagas para cada turma, distribuídas em dois horários nos turnos da tarde e da noite. As atividades práticas serão realizadas durante as aulas, com exceções em casos específicos para compensação de carga horária. O aluno poderá repor até duas aulas. A carga horária total é de 50 horas. Para a certificação, os cursistas deverão participar das aulas com frequência mínima de 75%. Este curso visa ao bilinguismo e não habilita o aluno para atuar como tradutor, intérprete, instrutor ou professor de Libras. Para atuar profissionalmente, é necessário atender às leis vigentes.
– Compreender a História, a Cultura Surda e suas diversidades possibilitando a Inclusão, ser capaz de se comunicar de modo simples, apresentar-se e apresentar outros. Com esse objetivo, esperamos por meio da formação continuada em LIBRAS, melhor favorecer o aprendizado docente e discente favorecendo o sucesso escolar. Todos os profissionais da educação podem se inscrever – diz Célia Santos do Nascimento, coordenadora do Centro de Formação Professora Carolina Garcia.
A mediação será de Verônica Rodrigues Santos, possuidora de um extenso currículo na área. Ela é graduada em Letras Libras, professora de Libras Efetiva na Prefeitura Municipal de Macaé com atuações no Ensino Fundamental I para alunos ouvintes, alunos surdos em Sala Inclusiva Ensino Fundamental I, alunos surdos em Sala Bilíngue Ensino Fundamental I, professora de Libras em Sala de Recursos Multifuncional (Atendimento Educacional Especializado – AEE), Anos Iniciais e Finais, e Intérprete de Libras em Eventos e Conferências da Secretaria Municipal de Educação. A profissional é também tradutora e intérprete de Libras efetiva na UFRJ-Macaé, atuando em eventos e aulas, além de tradutora de vídeos para janela em libras.