Os atendimentos médicos realizados no Ambulatório LGBTQIAP+, que estiveram temporariamente interrompidos, voltaram à normalidade. A unidade funciona no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, Centro da cidade, de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h. O acesso ao Ambulatório pode ocorrer por demanda espontânea (agendamento no local), ou por encaminhamento de profissionais da Rede Municipal de Saúde de Macaé.
Para o atendimento pelo Ambulatório, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve apresentar o Cartão Nacional do SUS de Macaé, ter mais de 18 anos e se identificar como LGBTQIAP+. Pessoas menores de idade podem ser acolhidas desde que estejam acompanhados por um responsável legal. Para o acompanhamento de hormonização, é necessário ter 18 anos ou mais. Além do atendimento médico clínico, o serviço oferece acolhimento e orientações sociais e acompanhamento em saúde mental. O Ambulatório LGBTQIAP+ tem 310 pacientes cadastrados e realiza 4.800 agendamentos em média por ano.
A equipe da unidade foi reestruturada e conta com uma média clínica. Após a equipe prestar acolhimento inicial e orientações sobre direitos civis, identidade de gênero e sexualidade, ocorre o encaminhamento ambulatorial conforme a necessidade do paciente. O Ambulatório LGBTQIAP+ está localizado na rua Gov. Roberto Silveira, 108 (Dona Alba).