Serviços

Jogos Estudantis das Escolas Municipais prosseguem até outubro – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

Os Jogos Estudantis das Escolas Municipais 2025 (JEEM) movimentaram alunos da rede municipal e familiares. Recentemente as eliminatórias das modalidades de vôlei, futsal, basquete e handebol aqueceram a quadra do Ginásio Esportivo Paulo Figueiró – Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, em Córrego do Ouro. As competições prosseguem até outubro.

As torcidas agitaram o local que também foi marcado pela descoberta de talentos e incentivo aos esportes. O JEEM terá uma interrupção na programação em função do recesso letivo deste mês de julho.
Oito modalidades esportivas estão integrando cerca de 4 mil alunos. Os alunos participantes são do Ensino Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na faixa etária de 7 a 17 anos. A festa de encerramento está prevista para o dia 11 de outubro no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho.
Os jogos que seguiram até o último dia 8 de julho destacaram os dois primeiros colocados que foram classificados para a fase final.Vale lembrar, que entre os dias 14 e 30 de agosto, as eliminatórias acontecem entre as escolas do Centro. Já as finais na Serra e no Centro serão entre os dias 2 e 4 de outubro. Nesta fase também serão incluídas as modalidades de xadrez, queimado, jiu-jitsu e atletismo.
A festa de encerramento será em 11 de outubro. São oito modalidades esportivas que irão reunir mais de 4 mil alunos da rede municipal de educação de Macaé. A abertura do evento aconteceu na quadra do Ginásio Esportivo Paulo Figueiró – Escola Técnica Municipal Natálio Salvador Antunes, em Córrego do Ouro.
A abertura do JEEM na região serrana contou com as presenças do secretário de Educação, Matias Mendes, e do secretário Executivo de Educação Básica, Adalmir Cardoso. Para a realização do evento, foi realizado em maio congresso técnico na Cidade Universitária. O Jeem -2025 contará com as modalidades como Futsal, voleibol, basquetebol, handebol, xadrez, queimado, jiu-jitsu e atletismo. Os alunos participantes serão do Ensino Fundamental I, Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na faixa etária de 7 a 17 anos.
O Jeem-2015 conta este ano com a implementação do quadro de pontuação geral, visando classificar as escolas pelos seus desempenhos na competição; premiação das três primeiras escolas colocadas; criação do troféu de Campeão Geral dos Jogos (troféu itinerante) e premiação da seleção de atletas por modalidade e categoria. Na lista também está premiação do melhor atleta por modalidade.
O JEEM -2025 têm como propostas mobilizar alunos em prol da qualidade de vida e de benefícios para o corpo e intelecto, além de destacar valores como disciplina, respeito, cordialidade e concentração, questões que podem e devem ser vivenciadas na prática, no dia a dia das unidades municipais de ensino.
Para o coordenador de Esportes da Secretaria de Educação, Fernando Gama, “o maior objetivo do Jeem é aproximar da escola, alunos, pais, professores e a toda comunidade. Temos uma frase que traduz bem o verdadeiro objetivo da competição; no Jeem perde quem não participa”, conclui.