A celebração da Caravana do Futebol Feminino Petrobras em Macaé foi realizada, neste sábado (2), na orla da Praia Campista. Com apoio da prefeitura, o evento reuniu personalidades esportivas e autoridades do município. O projeto, que termina neste domingo (13), às 12h, promoveu durante uma semana cinema ao ar livre, jogos imersivos e atrações especiais. A iniciativa visa mobilizar a população para a realização da Copa do Mundo de Futebol Feminino no Brasil em 2027.
O vice-prefeito, Fabiano Paschoal, destacou a importância de apoiar o projeto.
“O esporte promove a saúde, o desenvolvimento pessoal e a qualidade de vida. Estudos indicam que, atualmente, 40% da população brasileira é sedentária. Espero que possamos avançar ainda mais em prol do esporte e do desenvolvimento da nossa cidade. Já estamos com foco na Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2027, e esse é um dos objetivos da gestão do nosso prefeito”, frisou o vice-prefeito.
Macaé foi escolhida entre 24 cidades, 12 estados e o Distrito Federal para receber o projeto. O gerente geral da Unidade de Negócios Bacia de Campos da Petrobras, Aléx Murteira Célem, ressaltou a proposta do projeto. “A Petrobras, reconhecendo o potencial da mulher em diversas áreas, como esportes e negócios, demonstra seu apoio. Ao abraçar o futebol, paixão nacional, a empresa busca promover a inclusão e a transformação social. Este projeto reforça o compromisso da Petrobras em ser uma marca líder e incentivadora do futebol feminino no Brasil. É com grande satisfação que celebro este projeto em nossa cidade, expressando gratidão ao apoio da Prefeitura, que tornou possível sua realização em Macaé”, afirmou.
Para o secretário de Esportes, César Maillet, a Caravana do Futebol Feminino Petrobras em Macaé demonstra que a cidade está trilhando um caminho promissor no esporte, turismo e cultura.
“A passagem desta caravana por Macaé simboliza o sucesso de nossos projetos e a oportunidade de oferecer aos nossos atletas locais o reconhecimento que merecem. Temos a certeza de que os atletas macaenses serão beneficiados por este projeto inspirador”, disse César.
Neste sábado, o público conferiu ainda uma programação especial com apresentações culturais e sessão de cinema ao ar livre. A ex-atleta de futebol Shirley Barra realizou uma apresentação que buscou incentivar a presença feminina no futebol, promovendo inclusão, lazer e informação para toda a comunidade.
“Nós temos uma história dentro do futebol feminino. Sou ex-atleta, joguei em grandes clubes no Brasil e fora do país. O esporte me deu tudo na vida. Hoje eu sou funcionária pública, concursada aqui em Macaé, mas acredito na importância de devolver para a sociedade tudo aquilo que o esporte fez na minha vida. A cidade tem um time de futebol feminino, o Serra Macaense. Este ano vamos para a nossa quinta temporada do Campeonato Carioca. É um clube federado que abraçou o projeto do futebol feminino e, com isso, vamos transformando vidas. Temos hoje oito atletas de Macaé jogando em grandes clubes no Brasil. Já passaram por Internacional, Grêmio, Botafogo, Fluminense, Ferroviária. Duas foram para a Seleção Brasileira. Temos duas também profissionais dentro do Vasco, que é treinador e analista de desempenho, e saíram do Serra Macaense”, pontuou Shirley.
O evento contou ainda com a participação do secretário de Turismo, Léo Anderson, e a secretária de Habitação, Ana Lúcia Ribeiro da Conceição.
Combate ao racismo
A secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Pereira da Silva Aprígio Fernandes, convidou a todos para a realização do ato de combate ao racismo no esporte.
“Este ato, em parceria com o Esporte, representa para nós uma ação afirmativa fundamental para combater o racismo estrutural. Diga não ao racismo no esporte!”, enfatizou a secretária.
Conheça as atividades:
Photo Opportunity – Você com as estrelas: o público escolhe até 4 jogadoras da Seleção e cria uma foto personalizada ao lado delas para compartilhar nas redes com a hashtag #caravanadofutebolfeminino.
Cabine IA – Amiga virtual: a inteligência artificial responderá perguntas sobre a história do futebol feminino e das jogadoras brasileiras, empregando uma linguagem acessível e acolhedora.
Social Snap – Mosaico de fotos: o painel vivo exibe, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag da campanha, estimulando o engajamento da comunidade.
Super Pong – Jogo colaborativo: é uma instalação inspirada nos videogames clássicos e no totó, onde até 8 pessoas jogam em um campo virtual utilizando controles físicos.
Experiência Audiovisual – Histórias do futebol: são vídeos curtos e impactantes sobre momentos marcantes do futebol feminino, exibidos em uma instalação visual envolvente.