Serviços

Coral da Cidade e alunos do Curso Técnico de Música promovem ensaio aberto no Centro – Notícias de Itaperuna e Região

O Hall da Secretaria Municipal de Cultura recebeu, nesta quarta-feira (9), duas apresentações musicais da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) que movimentaram o Centro da cidade e aproximaram a população das atividades culturais desenvolvidas no município. Os eventos contaram com participação do público e destacaram o talento de músicos locais em formação e do tradicional Coral da Cidade.

No final da tarde, os alunos da disciplina de Prática de Conjunto, orientados pelo professor Eduardo Guia, realizaram um ensaio aberto. Segundo a diretora da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, Janaína Pinheiro, os alunos são do Curso Técnico de Música e a Prática de Conjunto é uma das disciplinas.

“Os alunos estudam teclado, violão, guitarra, baixo, bateria e canto e esse tipo de apresentação aberta é uma oportunidade de aplicar na prática o que aprendem em sala e também de criar vínculo com o público”, comentou a diretora.

De acordo com a secretária de Cultura, Waleska Freire, a atividade tem como foco apresentar ao público o resultado do trabalho desenvolvido ao longo das aulas, valorizando o processo de aprendizagem e a construção coletiva da música.

“Tanto o Coral da Cidade quanto os alunos do curso Técnico de Música reforçam o papel da música coral como ferramenta de expressão e integração comunitária”, atestou.

As apresentações fizeram parte de uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura para promover o contato direto entre os projetos culturais e a comunidade.

“Esses momentos de partilha são fundamentais para fortalecer os laços entre os artistas e o público, além de celebrar o talento e o esforço dos nossos alunos e coristas”, acrescentou a secretária.

Formado por alunos da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes e membros da comunidade, o Coral da Cidade de Macaé tem como regente a professora Maristela Tavares e conta com a participação do professor Joel Bezerra como pianista-arranjador. Os interessados em participar precisam ser maiores de 16 anos de idade e agendar horário para fazer o teste de ingresso, que consiste em uma avaliação musical de afinação e noção rítmica pela regente. O agendamento é presencial na secretaria da escola, que funciona no prédio do Centro Macaé de Cultura, Avenida Rui Barbosa, 780, Centro, onde também está localizado o Teatro Municipal. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.