A prefeitura inaugurou, na manhã desta segunda-feira (21), a nova unidade mista de saúde, no Bosque Azul, no Bairro Nossa Senhora da Ajuda, que passa a integrar a Rede Municipal de Atenção Primária à Saúde: Unidade Básica de Saúde e Estratégia Saúde da Família (UBS/ESF). A estrutura moderna representa o compromisso da gestão municipal com a ampliação do acesso à saúde. A meta é ampliar para 20 mil atendimentos anuais, dobrando a capacidade em relação à antiga UBS, que registrou cerca de 10 mil atendimentos em 2024 e, somente no primeiro semestre deste ano, 5.744 atendimentos – mais da metade de todo o ano anterior -, evidenciando a crescente demanda e a efetividade da expansão.
Com 317 metros quadrados de área construída, a unidade funcionará das 7h às 18h ofertando os seguintes serviços gratuitos à população do Bosque e adjacências: vacinação; consulta médica; consulta de enfermagem; atendimento odontológico; exame preventivo; teste de gravidez; planejamento familiar; exames laboratoriais; visita domiciliar; Pré-Natal da Gestante; Pré-Natal do parceiro; puericultura; grupos de educação em saúde; atendimento com equipe multiprofissional; e dispensação de medicamentos (Farmácia).
Muitos moradores foram para a frente da unidade acompanhar a inauguração. A cerimônia contou com a presença do prefeito Welberth Rezende, que descerrou a placa e realizou o desenlace da fita inaugural acompanhado do vice-prefeito, Fabiano Paschoal; do secretário de Saúde, Lucas Dias; demais autoridades da gestão municipal e vereadores.
O prefeito relembrou sua trajetória como coordenador do Programa Saúde da Família e reafirmou seu compromisso com políticas públicas de prevenção e bem-estar. “Hoje conseguimos entregar uma Macaé melhor para as pessoas, com o trabalho sério feito junto à Câmara de Vereadores, em respeito a todos os cidadãos.”
Entre os destaques da nova unidade está a certificação como UBS Amiga do Aleitamento, incluindo uma sala exclusiva para amamentação, como apontou a secretária de Atenção Básica, Simone Salles: “Esta unidade representa dignidade para quem buscar atendimento aqui. Todos serão acolhidos dentro da gestão humanizada, marca registrada deste governo”, disse o vice-prefeito.
Segundo o secretário de Saúde, Lucas Dias, a nova UBS reforça o papel da Atenção Básica como porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS): “Esta unidade representa cuidado da saúde dos moradores perto de casa e vai contribuir para reduzir os atendimentos de emergência na rede pública municipal.”
Moradora do Bosque há mais de oito anos, Maria Benedita Caldas, de 46 anos, afirmou: “A gente é respeitada quando tem saúde com qualidade perto de casa porque a vida é tudo de melhor que temos.” Ela disse que não poderia perder a inauguração da nova UBS/ESF, já que era paciente da antiga unidade que funcionava em outro local no Bosque somente como UBS. O prefeito convidou a presidente da Associação de Moradores do Bosque Azul, Daiana Fernandes, para compor o grupo de autoridades ao seu lado.
Entre as autoridades, também participaram da solenidade a secretária de Alta e Média Complexidade, Natália Antunes; a gerente de Atenção Básica, Luzia Santana; a coordenadora de Atenção Básica, Taís Coelho; a gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos; além dos vereadores Mayara Rezende, Leandra Lopes, Luciano Diniz, Ronde Macaé, Tico Jardim, Dênis Madureira e o presidente da Câmara Municipal, Alan Mansur.
Após o inauguração, os presentes visitaram as instalações da nova unidade, que já está funcionando à Avenida Ari de Carvalho, Lote 1 C, Quadra 3.
Fique por dentro de todas as inaugurações e celebrações da Prefeitura de Macaé no mês dos seus 212 anos.