Serviços

6ª Conferência das Mulheres transforma voz em ato – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS



O segundo dia da 6ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, nesta quarta-feira (23), no auditório do Bloco A, da Cidade Universitária, reuniu representantes mulheres e homens da sociedade civil, instituições parceiras e lideranças femininas. O evento foi um espaço de escuta, construção coletiva e fortalecimento de políticas públicas voltadas às mulheres de acordo com os princípios e diretrizes da Política Nacional para as Mulheres.

Um dos destaques foi a contextualização do momento político e pedagógico com participação da assistente social Marisa Chaves de Souza – que dedica a sua vida na luta pelos direitos das mulheres – na abordagem do tema central da CMPM: “Mais Democracia, mais Igualdade e mais Conquistas para Todas”. A abertura foi conduzida pela secretária de Políticas para as Mulheres, Quelen Rezende, ao lado da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), Priscila Schubert, que apresentou o regimento interno da conferência e os temas dos eixos temáticos que nortearam os debates.
Cada Grupo Temático (GT) ficou responsável por elaborar três propostas, das quais serão votadas três principais, na plenária final às 16h, quando também serão eleitas as representantes para a Conferência Estadual, prevista para ocorrer entre os dias 22 e 24 de agosto, no Rio de Janeiro.
A previsão é que a conferência municipal seja encerrada às 18h. As demais propostas discutidas serão incorporadas às políticas públicas do município, reforçando o compromisso local com a equidade de gênero e o enfrentamento às desigualdades que afetam as mulheres em sua diversidade.
A 5ª CNPM “reforçará pilares para a melhoria de vida real das mulheres, como autonomia econômica; igualdade de gênero dentro e fora do ambiente de trabalho; enfrentamento à violência, assédio e discriminação; acesso às políticas públicas; e claro, estimular maior participação das mulheres na política e em espaços estratégicos. A transversalidade das ações permanece como princípio norteador do encontro”, conforme o Ministério das Mulheres.
Entre os participantes deste segundo dia, estão representantes da ONG Cores da Vida e do Programa Maria da Penha; entre outros, além de homens de instituições parceiras, evidenciando o caráter inclusivo e colaborativo da conferência.
A Conferência Estadual será um novo marco na mobilização nacional, reunindo propostas de diversos municípios e territórios para a etapa final da 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, que acontecerá de 29 de setembro a 1º de outubro, em Brasília.