Serviços

Biblioteca CEU Malvinas reabre para a comunidade – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

A biblioteca que fica localizada do CEU Malvinas, voltou a funcionar na tarde desta terça-feira (22). Ela foi totalmente revitalizada e contou com a participação da contadora de histórias, Margarida Barcelos.

A secretária de Cultura, Waleska Freire, disse que já possui programação para os próximos meses com várias atrações culturais que vão movimentar o espaço.

“A biblioteca é de vocês, que podem doar e levar os livros para casa”, disse.

Ela acrescentou ainda que atualmente o município conta com bibliotecas em funcionamento no CEU Malvinas, em Glicério, Sana (Bem-te-vi), Córrego do Ouro dentro do Macaé Facilita.

“Estamos com as bibliotecas em reforma, a biblioteca Dr. Télio Barreto que está com todo o seu acervo guardado na sede da Secretaria de Cultura, e temos um acervo histórico que pode ser consultado pela população no Solar dos Mellos. A grande novidade é que recebemos livros da Bienal da Secretaria Estadual de Cultura, que serão doados para as bibliotecas de Glicério e Córrego do Ouro”, informou.

Waleska disse ainda que em todos eventos da Secretaria de Cultura, é colocado um banner, onde sinaliza onde as pessoas podem doar livros, pegar ou trocar, além de divulgar escritores locais.

Magia e sonhos
A professora de Português e História, Margarida Barcelos, da Secretaria de Educação, foi convidada para contar histórias na reabertura da biblioteca do CEU Malvinas. Ela leu o livro: “Capacetinho Vermelho”, da autora Lília Rodrigues e “Barrica Curandeira”, de Tatiana Belink.
Para ela, os livros são uma ferramenta para tirar crianças e adultos da vulnerabilidade abrindo um novo mundo.

“O livro é capaz de salvar vidas e traz magia e sonhos para quem lê os livros ou escuta as histórias”, afirmou.

A estudante Rhanna Gabrielly Carvalho, de 10 anos de idade, conta que gostou muito de ter participado do evento.

“Adorei a história e assim que puder vou pegar livros para levar para casa”, conta.

A outra estudante Layla Monteiro, de 10 anos, elogiou a iniciativa.

“É uma forma de incentivar a leitura e estão todos de parabéns”, elogiou.

CEU Malvinas
A coordenadora do CEU Malvinas, Ivanir dos Santos Silva, contou que a reabertura da biblioteca foi recebida com muita alegria pelas crianças.

“Elas adoraram o evento, principalmente nesse período em que elas estão de férias. A ideia é realizarmos a contação de histórias nesse espaço de quinzenalmente”.

Ela acrescentou ainda que já existe um cadastro de moradores que utilizam a biblioteca, no entanto, quem não tem pode procurar o local com documento de identidade do responsável e comprovante de residência.

Programação
O CEU Malvinas oferece aulas de futsal, ginástica para Terceira Idade, funcional, aula de dança, judô, roda de conversa com a equipe da saúde mental no posto de saúde do bairro.
No dia 7 de agosto, às 15h, será realizada uma roda de capoeira. Já no dia 20, está programada uma oficina de biscuit, para as mães que desejam participar.
No dia 5 de setembro, às 15h, será realizada uma apresentação de dança com os alunos do Polo da Fronteira de Cultura e no dia 30 de setembro, às 18h, o projeto Cultura In Cine.
O CEU Malvinas está localizado na Rua Maria José Mahon, próximo à praça do ponto final das Malvinas.