As obras de urbanização do bairro São José do Barreto foram entregues neste sábado (26). O evento, que faz parte da programação de aniversário dos 212 anos de Macaé, celebrados nesta terça-feira (29), reuniu autoridades e moradores, com o objetivo de reforçar as melhorias realizadas na região. Os serviços contemplaram 18 ruas com um total de 28 mil metros quadrados de pavimentação com paralelos e asfalto. Para receber a infraestrutura, as vias receberam drenagem e sistema de esgoto, essenciais para a garantia da funcionalidade.
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, celebrou o momento e afirmou que o município está com obras nas zonas Norte e Sul.
“Essa obra é essencial para a população, pois traz dignidade às pessoas que moram aqui. Investimos R$ 50 milhões no bairro São José do Barreto. Atualmente, o pacote de obras de infraestrutura na cidade tem cerca de R$ 1 bilhão em investimentos em diversos bairros da cidade como Virgem Santa, Horto, Fronteira, Nova Holanda, Malvinas em parceria com o governo do estado, e Jardim Guanabara que vamos começar esta semana. Iremos iniciar ações também em Itaparica, Vale Verde, Piracema, entre outros. A proposta é acabar com os alagamentos e oferecer mais qualidade de vida para população em geral”, afirmou o prefeito.
A urbanização contempla as seguintes ruas: Antônio Cesário, Dom Eugênio Sales, José Roberto Bertrami, Nelson Ribeiro, José Calil Filho, José Ferreira, São José, Rua G, Rua G1, Vila Adalgisa, Servidão e Dídimo Nunes Sá Filho, Maria José Conceição Crespo, São José do Barreto, Avenida D, Dídimo Nunes Sá Filho e Arnaldo Sussekind. A pavimentação incluiu base, sub-base, meio-fio, calçada e calçamento das ruas. A drenagem foi realizada em 3.600 metros de rede. Já no esgotamento sanitário foram 6.400 metros de tubulação.
O secretário de Infraestrutura, Santiago Borges, falou sobre a importância das obras.
“A implantação de infraestrutura no município é um compromisso essencial da gestão, e temos trabalhado incansavelmente para concretizá-la em toda Macaé. E no bairro Barreto, não foi diferente. Além da pavimentação, o sistema de drenagem incluiu a canalização de águas pluviais. Recordo-me das fortes chuvas, quando acompanhamos de perto a situação das ruas, como a Rua B, e o impacto da água, chegando a um nível significativo. Este projeto nos enche de orgulho, pois demonstra o compromisso com a melhoria da qualidade de vida e a dignidade da população”, pontuou Santiago.
O vice-prefeito, Fabiano Paschoal, ressaltou que as obras se estendem a todos os pontos da cidade, impulsionadas pela busca do respeito à população.
“Estamos aqui para servir à comunidade. Estão sendo investidos mais de um bilhão de reais em obras na cidade. Desse montante, grande parte é direcionada às áreas mais carentes, porque são as pessoas que mais precisam dos serviços públicos. Ontem, com a chuva, não houve acúmulo de água”, disse o vice-prefeito.
A moradora Maria da Glória Ribeiro Santos, 72 anos, comemorou a entrega da obra.
“O prefeito demonstrou sensibilidade ao olhar para nossos moradores, que enfrentaram dificuldades. Desejamos agradecer a urbanização, que está excelente. Para expressar nossa gratidão por esta bela obra, gostaríamos de oferecer esta cesta com produtos orgânicos, provenientes da nossa horta comunitária, fundada por este grupo”, homenageou Maria da Glória em nome dos moradores.