Contagem regressiva para o ‘Encontro da Resistência’ no Morro de Santana. A programação será realizada neste sábado (2 de agosto), das 13h às 18h, na área da centenária Igreja de Sant´Anna, no Morro de Santana. O evento aberto ao público tem a proposta de celebrar e resgatar a cultura afro com destaque para as manifestações das expressões atuais, como capoeira, samba de roda, maculelê, jongo, feira de artesanato e atuação de trancistas.
O projeto também será uma celebração ao Dia da Capoeira, cuja data alusiva é neste domingo (3 de agosto). A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, está realizando o mapeamento de capoeiristas do município. O formulário online está disponibilizado no site oficial da prefeitura.
Após o censo a coleta das informações serão compiladas e a equipe da pasta irá destacar reflexões e articulação de propostas e atividades em prol de quem pratica a capoeira. O mapeamento irá contribuir para identificar uma das mais importantes expressões populares da cultura negra.
Segundo a secretária municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio:
“O mapeamento de capoeiristas irá reunir identificar quem são os praticantes dessa arte cultural brasileira que está sendo utilizada de diversas formas estratégicas como esporte, dança, luta, inclusão e muito mais. Consideramos de suma importância reunir essas informações para que possamos mapear onde estão os pioneiros, mas também os mais novos na capoeira, que tem a origem brasileira e está tendo muita visibilidade e respeito internacionalmente”, pontuou.
Ingrid Aprígio também destacou que o Encontro da Resistência tem o objetivo de comemorar o resgate das tradições ligadas à africanidade.
“Conectar essa história à geografia de resistência do Morro de Santana é uma honra. A continuidade das nossas lutas precisa passar pela arte, fé e ancestralidade. O foco é reunir a população e capoeiristas. Este encontro vai resgatar, viabilizar, fortalecer e integrar a comunidade negra. Diante deste contexto cultural significativo convidamos capoeiristas, comunidade em geral e comunidade escolar “, ressaltou.
Programação Cultural
- Abertura com autoridades e pronunciamento da SEMPPIR;
- Fala da Secretária Ingrid Aprígio em alusão ao Dia Municipal do Capoeirista e ao Dia Estadual do Jongo, homenagem aos mestres dessas tradições reforçando o Respeito entre os grupos;
- Entrega de homenagens a mestres de.capoeira;
- Roda de Jongo, roda de Capoeira e roda de maculelê com participação da comunidade;
- Feira de artesanato e de gênero alimentício;
- Apresentação da Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores;
- Apresentação da Escola Antirracista CM Professora Elza Ibrahim de Macaé falando um pouco da sua vivência.
O evento conta com apoio das secretarias municipais de Cultura, Esportes, Comunicação e Cerimonial.