Feiras Regionais de Ciência e Tecnologia

Foto: Vinicius Dias/SED

Os estudantes das escolas estaduais de Santa Catarina apresentam neste mês de agosto seus trabalhos nas Feiras Regionais de Ciência e Tecnologia sobre o tema “Culturas Inteligentes: inovações sustentáveis para a cidade e o campo”. Os grupos são divididos em três categorias: ensino fundamental anos finais, ensino médio e ensino médio profissionalizante. Os primeiros colocados de cada categoria se classificaram para a feira estadual.

“É extremamente importante a realização desses trabalhos e o grande engajamento dos alunos. As feiras regionais estimulam o protagonismo estudantil e são uma pequena amostra do grande talento que temos espalhado pelas nossas escolas. Parabéns a todos os participantes”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Em Florianópolis, por exemplo, 160 estudantes, sob orientação de 77 professores, expuseram 77 trabalhos representando 73 unidades escolares na terça-feira, 12. Além das categorias citadas anteriormente, os estudantes do ensino fundamental anos iniciais também participaram pela categoria “Expositores”, sem valer classificação.

Ao longo do mês de agosto, acontecerão as feiras regionais nas demais Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), como Mafra, São Miguel do Oeste, Criciúma, Campos Novos, Ituporanga, Araranguá, Rio do Sul, Videira, Curitibanos, Xanxerê, São Bento do Sul, Tubarão, Palmitos e Chapecó.

As feiras envolvem milhares de alunos da rede estadual e abrangem diversas áreas do conhecimento, proporcionando a interação entre estudantes, professores e a comunidade. Participar de uma feira de ciências ajuda a desenvolver competências como organização, comunicação oral, escrita, trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade.

O fomento ao conhecimento científico e tecnológico é fundamental para o desenvolvimento integral dos estudantes e os prepara para os desafios do mundo contemporâneo desde cedo.