A Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM-JP) realizou, nesta quarta-feira (27), a VII Semana da Transparência Pública e Combate à Corrupção de João Pessoa, onde debateu a inovação e o papel das ferramentas digitais na era da desinformação. Cerca de 200 pessoas participaram do encontro, que aconteceu no auditório do Shopping Liv Mall, no bairro de Manaíra.
O evento reuniu palestrantes de destaque nacional e local nas áreas de transparência, integridade, controle interno, ouvidoria e administração pública. O controlador geral do Município, Diego Fabrício, ressaltou que a transparência pública atualmente está conectada com tecnologia e é necessário transformar a cultura. “Mudar a forma como o poder público se comunica com a sociedade e para isso a tecnologia está a nossa disposição. Transparência pública precisa ser acompanhada de linguagem simples e informação pública deve ser tratada como um bem comum e não como arquivo técnico reservados a poucos”, destacou.
A palestra de abertura foi proferida pelo promotor de Justiça do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Davi Lopes, que apresentou as tecnologias como aliadas ao controle social dos gastos públicos. O auditor de controle externo, André Agra, debateu sobre inovação e eficiência na gestão pública.
No período da tarde, o auditor e gerente executivo de auditoria da Controladoria Geral do Estado, Rodolfo Serrano, ministrou uma palestra sobre aplicação da Inteligência Artificial na auditoria interna. “Quem trabalha com auditoria sabe que este ano mudaram os padrões e as normas globais. É preciso pensar estratégias, fazer menos inspeção e mais gestão, buscando soluções conjuntas e aumentar as habilidades tecnológicas. Planejar estrategicamente a auditoria é também saber lidar com riscos e aspectos emergentes, com insight e previsões”, destacou Serrano.
Já os jornalistas e professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Sandra Moura e Dinarte Varela, debateram sobre inovação tecnológica no combate à desinformação: desafios e perspectivas na checagem dos fatos.
Por fim, o auditor interno do Instituto Federal de Educação da Paraíba (IFPB), Bruno Cabral, apresentou a palestra ‘Gestão de riscos em comunicação pública: desinformação, algoritmos e integridade informacional’.