Secretaria da Mulher realiza segunda oficina gratuita de bolos na Uniten – Agência de Notícias



30 de agosto de 2025

8:58

Por: Rose Campos

Fotos: Rose Campos e Divulgação/Semul

A Secretaria da Mulher, em parceria com o Instituto Vida de Confeiteira, realizou a segunda edição da oficina gratuita de bolos, nesta sexta-feira (29), nos períodos da manhã e tarde. As aulas aconteceram na Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), na Vila Barão, local cedido pela Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert).

O intuito da iniciativa foi oferecer formação e aprimoramento a mulheres interessadas em aprender técnicas de confeitaria que possam utilizar em uma nova carreira profissional, buscando independência financeira ou complemento de renda para a família.

É a segunda vez que proporcionamos esta oficina e a procura foi grande, por isso, fizemos sorteio para definir as turmas da manhã e da tarde. Mas a ideia é continuar oferecendo esse tipo de curso para a mulher sorocabana, porque o nível de investimento para iniciar um negócio é relativamente baixo e as habilidades para entrar neste ramo podem ser adquiridas até por quem não tem experiência na área”, disse a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.

Angélica Hubner, do Instituto Vida Confeiteira, foi mais uma vez a instrutora do curso, oferecendo seu conhecimento e experiência em prol do grupo de mulheres vindas de várias regiões da cidade.

Estou superfeliz porque fui sorteada e consegui fazer o curso. Eu trabalho como cuidadora, mas quero muito poder mudar de área e estou me capacitando para isso”, disse Odete de Oliveira Dorta, moradora do bairro Paineiras e uma das participantes do curso.

Ao seu lado estava Caroline Fernanda Bento da Silva, moradora da Vila Leopoldina, que também contou um pouco sobre o seu intuito com a aprendizagem. “Sou formada em pedagogia, mas estou em casa atualmente, cuidando da minha filha, de quatro anos. E eu faço bolo para tudo. Se estou estressada, faço bolo. Se estou feliz, faço bolo. Então, pensei em me capacitar melhor, ampliar meus conhecimentos nessa área e ampliar meus ganhos. Eu já faço cookies para vender, mas quero aprender outras coisas”, ela falou.

Junto à professora Angélica, assessorando nas oficinas, estava também Janaína Soares, que já vive de seu trabalho como confeiteira e resolveu compartilhar um pouco de sua história e de seu conhecimento. “Estou há nove anos na profissão. Eu me formei e agora dou aulas. Mas, lá atrás, comecei do zero, quando tudo que eu sabia fazer era bolo de fubá e tinha uma única forma. Eu estava passando por dificuldades, a começar por um problema de saúde, mas não queria que as pessoas comprassem de mim por pena. E comecei com o mínimo. Tudo que eu tinha era uma cesta básica, com farinha de trigo e fubá, além dos ovos. Então pensei: vou fazer bolos. Foi como se Deus falasse comigo. Falou pela voz de um senhor, que me aconselhou. Então, fui aprendendo. Hoje sou realizada, o mesmo pode acontecer com vocês. Por isso, eu peço que não desistam. Basta dar o primeiro passo”, ela reforça.

Como secretária da Mulher, acredito firmemente no poder transformador da capacitação e do empreendedorismo. Ao oferecer oficinas como essa, estamos não apenas ensinando técnicas de confeitaria, mas também incentivando a autonomia financeira das mulheres. Essa independência é crucial para quebrar ciclos de violência e promover uma mudança significativa na vida delas. Cada mulher que se capacita aqui é uma semente de esperança e inspiração, capaz de motivar outras a seguir o mesmo caminho. Juntas, podemos construir um futuro mais seguro e empoderado para todas”, conclui Rosangela.

Ao fim da aula, todas puderam levar para casa os bolos confeccionados por elas na oficina, para compartilhar com a família suas saborosas criações.