A colheita de feijão em todo o município de Macaé deve chegar a 50 toneladas até o final deste ano. Do total, 35 toneladas são do assentamento Celso Daniel. Os números são os mais expressivos da última década, batendo o recorde desde o ano de 2014. O incentivo da prefeitura é considerado fundamental pelos produtores para que o resultado fosse alcançado. A maior parte da produção será destinada à merenda escolar.
Da plantação à colheita, o ciclo da cultura do feijão dura em torno de 90 dias. A prefeitura é responsável pelo preparo do solo, análise, correção, aragem, gradagem e adubos, além do maquinário. “Sem o suporte da prefeitura não teríamos conseguido. Contamos com todo o apoio necessário, incluindo o trator e os implementos que serão fornecidos. Estamos muito satisfeitos com os resultados”, disse a agricultora Viviane de Freitas Rocha, do sítio “Cantinho da Mayara”.
“Somos muito gratos por esse apoio. Sem ele não seria possível atingir a atual escala de produção. Graças ao apoio da Prefeitura, triplicamos nossa capacidade produtiva. Já vislumbramos um aumento da produtividade, proporcionando aos nossos agricultores melhor qualidade de vida e sustentabilidade, que é o objetivo principal da agricultura familiar e da reforma agrária”, afirmou o presidente da Associação do Assentamento Celso Daniel, José Ribamar Coelho, o “Gaúcho”.
“Atualmente estamos na fase de colheita, seguida pelo beneficiamento do feijão. Os grãos serão secos em lonas, peneirados para remover impurezas e, em seguida, embalados em pacotes de um quilo. O processo inclui a elaboração de rótulos personalizados, com o nome do produtor, a data de embalagem e a validade do produto, seguindo os padrões de qualidade exigidos para a merenda escolar”, explicou o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Agroeconomia, Daniel Barreto.
“A Secretaria de Agroeconomia se encarrega de transportar o produto do sítio até as escolas, garantindo a logística completa. O ciclo produtivo, desde o plantio até a chegada do alimento à escola, leva aproximadamente 90 dias, somando-se a este prazo mais 15 dias para o beneficiamento e embalagem”, detalhou o Secretário Municipal de Agroeconomia, Carlos Figueiredo Sobrinho.
O prefeito Welberth Rezende visitou o assentamento Celso Daniel na tarde desta quinta-feira (04) e comemorou os resultados alcançados. “Gostaria de expressar minha satisfação em estar presente neste momento, em que celebramos um recorde de colheita. A Prefeitura participou ativamente de todo o caminho do feijão, desde a terra até nossas mesas, fruto do trabalho árduo de nossos produtores rurais”, salientou.