O Núcleo de Assistência Espiritual e Religiosa (NAER) realizou um curso de formação para voluntários no auditório do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), do Hospital Público de Macaé (HPM), na tarde desta quarta-feira (3). A capacitação prossegue nesta sexta-feira (5), de 8h às 12h.
A coordenadora do NAER, Cristiane Néo, explica que o objetivo do núcleo é atender a Política Nacional de Humanização (PNH), prestar assistência através da escuta atenta, sem proselitismo religioso.
“Esta é a segunda capacitação e será realizada em dois módulos. Para ter o certificado, o voluntário terá que participar dos dois dias. O segundo módulo será realizado nesta sexta-feira (5). Atualmente contamos com a participação de 10 voluntários. Após a participação deles no curso, será realizada uma entrevista individual para verificar se eles estarão aptos a participar da equipe de voluntários”, informou.
Ela destaca que o trabalho do NAER é pioneiro e funciona todas as quartas de 13h às 17h. Os voluntários trabalham em dupla e visitam os pacientes.
“Nosso trabalho é de escuta, acolhimento e principalmente humanizado. Temos representantes das religiões católica, evangélica, espírita e umbanda”, acrescentou.
Os temas abordados nesta quarta-feira (3) foram: “Apresentação do NAER”, “Política Nacional de Humanização” e “Importância da Psicologia do NAER”.
A capacitação prossegue na sexta-feira (5), de 8h às 12h, quando serão abordados os temas: “Serviço Voluntário e Perfil/Escuta/Diálogos das Religiões entre si e Ciência”, “Medidas Básicas de Prevenção” e “Resumo de cada religião”.
Quem desejar mais informações de como se tornar voluntário do Núcleo de Assistência Espiritual e Religiosa (NAER) poderá entrar em contato por meio do e-mail: [email protected].