Serviços

Macaé participa do Dia Mundial de Limpeza de praias em 20 de setembro – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

Um dia especial onde o mundo todo se une com um único foco: a limpeza das praias, rios, lagoas e cachoeiras. Criado para que possamos repensar o consumismo desenfreado e os cuidados ao planeta, com a realização de ações de educação ambiental, o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é celebrado, anualmente, no terceiro sábado de setembro. Este ano, a comemoração será no próximo dia 20 e a Prefeitura de Macaé vai ser parceira nesta atividade.

Toda a população está convidada a participar do dia especial em um mutirão de limpeza que acontecerá das 9h às 12h, em dois pontos do município: na Praia de Cavaleiros, e no rio São Pedro, em Glicério.

“Nós já temos uma lei municipal para esse tipo de ação, que engloba rios, lagoas e cachoeiras, e existe, também, essa data mundial. A prefeitura apoia o evento com o projeto Coral Vivo, e outros, e convida toda a comunidade para participar. Já chamamos o grupo de escoteiros e estaremos juntos nessa data quando todas as ONGs se unem para fazer limpeza nas praias”, explica Cláudia Barreto, gerente de projetos da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima.

Claudia observa que o ponto de encontro para a saída do mutirão nos Cavaleiros será no Posto 2 dos Guarda Vidas (esquina da Avenida Atlântica com Rua Valparaíso).

Dia Mundial da Limpeza
O Dia Mundial da Limpeza promove ações de educação ambiental, mutirões de limpeza nos rios, plantio de mudas e mapeamento de pontos de lixo. Desde 2018, a Rede de Conservação da Biodiversidade Marinha (Rede BIOMAR) – que reúne projetos Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil – organiza mutirões de limpeza de praia como parte da estratégia de sensibilização ambiental e conservação marinha, em apoio à data. A mobilização global envolve líderes comunitários, voluntários e instituições parceiras.

Lixo nas praias
Ações como o Dia Mundial da Limpeza são importantes, visto que o descarte inadequado de lixo nos mares traz graves consequências. Uma pesquisa feita pelo Instituto Oceanográfico da USP (IO/USP) revelou que mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto de plástico. Dessa forma, estima-se que cerca de 8,8 milhões de toneladas de lixo plástico acabam nos oceanos do planeta todos os anos.
A pesquisa mostra ainda que 80% dos plásticos em oceanos têm origem terrestre. Estes resíduos chegam até o local principalmente pela gestão inadequada do lixo urbano e das atividades econômicas (indústria, comércio e serviços), portuárias e de turismo.