Serviços

Educação realizará atendimento na serra – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

O ponto de apoio para o aplicativo Educa Mais Benefícios chegará à Região Serrana a partir da próxima semana. A Secretaria Municipal de Educação realizará atendimentos em cinco localidades. A proposta é prestar auxílio aos responsáveis no processo de cadastro dos alunos e visa facilitar a utilização do benefício, fundamental para os estudantes. O novo modelo digital funciona por meio da empresa BillingPay, com aplicativo disponível para iOS e Android.

As localidades atendidas serão: Bicuda, dia 22, Colégio Municipal Tarcísio Paes de Figueiredo; Sana, dia 23, CriaSana; Frade, dia 24, Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello; Glicério, dia 25, Colégio Estadual Municipalizado Raul Veiga; Córrego do Ouro, dia 26, Colégio Municipal Pedro Adami.
É necessário comparecer com documento de identificação e CPF, das 9h às 16h. Apenas o responsável legal pode alterar ou cadastrar dados. Caso não seja o responsável direto, é obrigatório apresentar procuração assinada. A medida é necessária para evitar alterações indevidas e proteger os dados dos alunos.
“A descentralização do atendimento melhora o acesso dos cidadãos aos serviços da Secretaria Municipal de Educação, especialmente em áreas como a região serrana. Nosso compromisso é garantir que todos os estudantes tenham acesso aos seus direitos com igualdade, seja na área central ou na serra. O atendimento itinerante do Educa+ é mais uma ação para facilitar a vida das famílias e assegurar que nenhum aluno fique sem a oportunidade de adquirir seus materiais e uniformes escolares. Estamos trabalhando para aproximar cada vez mais a Secretaria de Educação da comunidade”, afirma o secretário municipal de Educação, Matias Mendes.
O ponto de apoio na área urbana, localizado na Cidade Universitária (Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros) continua.
O Educa Mais Macaé Benefícios está com o novo modelo de operacionalização em andamento neste segundo semestre. Cerca de 40 mil alunos da rede pública municipal de ensino e 29.160 famílias cadastradas terão acesso à conta digital com o saldo dos recursos do Programa Auxílio Material Didático e Uniforme Escolar (Lei Municipal nº 4968/2022). Após a liberação, o material escolar e os uniformes poderão ser adquiridos com o próprio aplicativo em qualquer estabelecimento instalado no município, que conste na listagem de credenciados. Neste novo modelo, os lojistas tiveram redução da taxa de administração de 15% para 10%.

Operacionalização
A Secretaria de Educação orienta que estão disponíveis dois aplicativos, identificados pelas cores verde e roxa. O aplicativo verde, denominado Educa Mais, destina-se ao suporte da gestão educacional e permite a consulta de notas e o registro de frequência dos alunos. Através dele, pode ser realizada a atualização cadastral, condição indispensável para a utilização do aplicativo roxo, o Educa Mais Benefícios.
O aplicativo roxo Educa Mais Benefícios permite a realização de compras em estabelecimentos comerciais cadastrados. Para ativá-lo, primeiramente, é imprescindível acessar o aplicativo verde. Nele, os responsáveis devem inserir o CPF e proceder com a atualização completa de seus dados cadastrais.
Em seguida, o responsável receberá por meio de SMS ou e-mail cadastrado um código, que deverá ser inserido e após isso cadastrar uma senha de acesso. A validação do processo será realizada com foto, quando for solicitada. A conta terá sido criada com sucesso ao entrar o CPF e a senha cadastrada.
Após essa atualização no aplicativo verde, será necessário aguardar um período de 24 horas para a migração dos dados para o aplicativo roxo. Em seguida, este aplicativo poderá ser baixado e o cadastro finalizado. Com a conclusão destes passos, o Educa Mais Benefício (aplicativo roxo) estará disponível para utilização.
Outras informações podem ser esclarecidas pelo telefone: (22) 99806-0813.