O calçadão da Avenida Rui Barbosa, no Centro de Macaé, e outras unidades de saúde do município disponibilizaram, neste sábado (27) , a vacina contra o HPV. O foco foi atender jovens na faixa etária de 15 a 19 anos. A iniciativa segue recomendação do Ministério da Saúde, que tem como meta imunizar cerca de 7 milhões de jovens que perderam a imunização na idade recomendada, de 9 a 14 anos. O objetivo é reforçar o compromisso do país na eliminação do câncer de colo do útero até 2030. Maria Clara dos Santos, de 15 anos, foi ao calçadão para a imunização e também para compras. “ Ninguém quer ter nenhuma doença como o HPV. Temos que nos vacinar mesmo”, afirmou. Os irmãos Guilherme Campista e Beatriz Campista também entraram na fila da vacinação. Eles estavam acompanhados pela mãe Rosa Nogueira Campista . “ É de suma importância receber a primeira dose”, comentou. Junto ao pai Cláudio Wilson Martins, a adolescente Ana Beatriz Cavalcante fez questão de receber a vacina segurando a mão amiga do pai. “ Temos que cuidar da saúde”, falou.
A coordenadora do Programa de Imunizações, Lorrainy Fagundes, explica que foi montado um posto de vacinação volante no calçadão para facilitar o acesso ao imunizante. As vacinas são oferecidas regularmente nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) e na Casa da Vacina.
A estratégia de resgate dos não vacinados conta com o apoio de estados e municípios e busca assegurar que todos os jovens dessa faixa etária sejam imunizados, garantindo um futuro mais saudável para as próximas gerações. A medida segue recomendações internacionais.
HPV — O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, afetando homens e mulheres. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.
Para pessoas imunocomprometidas, como as que vivem com HIV/Aids e pacientes oncológicos e transplantados, o esquema contra o HPV permanece o de três doses. A mesma regra também vale para usuários de profilaxia pré-exposição (PrEP) com idade entre 15 e 45 anos e para vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.