Sintea realiza ciclo de palestras sobre Libras durante a Semana de Inclusão e Luta da Pessoa com Deficiência (Semana PCD) – Agência de Notícias



29 de setembro de 2025

19:19

Por: Rose Campos

Fotos: Rose Campos e Maria Fernanda Arruda/Secom

O Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), última sexta-feira, foi a data escolhida para a realização do ciclo de palestras com o tema “Diálogos sobre Línguas de Sinais, inclusão e enfrentamento ao capacitismo”, em meio às atividades da Semana de Inclusão e Luta da Pessoa com Deficiência (Semana PCD). A ação, de iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Inclusão e do Transtorno do Espectro Autista (Sintea), proporcionou um encontro entre o público interessado, com palestras e dinâmicas acerca da Libras, enquanto língua, cultura e instrumento de inclusão social, além de debates sobre o enfrentamento ao capacitismo e a promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva. A reunião aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista.

O coordenador de Atenção à pessoa com deficiência, Jesiel Pontes de Oliveira, destacou a importância da data nacional, escolhida por representar a fundação, em 1857, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro. Foi a primeira escola para surdos do Brasil, e representou um marco na história da educação e da inclusão no País.

O encontro contou com as falas de Raquel Duarte, abordando o tema “A Voz que Vem das Mãos: histórias sobre Línguas de Sinais e inclusão” e sua explanação e dinâmica acerca da Lei 10.436, que representa não apenas Língua, mas também cultura e inclusão surda em nossa sociedade; de Carolina Reis, com a temática “Crescer em Libras: História, lei e inclusão”; de João Mendes, que apresentou o cenário “O surdo na sociedade”; finalizando com a participação de Jesiel Oliveira, sobre “Capacitismo: comportamentos e preconceitos”.

Todas as apresentações deixaram clara a relevância da conscientização sobre o assunto não apenas para as pessoas surdas, mas para toda a sociedade, sob a perspectiva da busca por uma sociedade de fato mais justa e inclusiva para todos.

Todos os temas que foram selecionados e abordados nesta Semana de Inclusão e Luta da Pessoa com Deficiência, a chamada ‘Semana PCD’, têm um grande apelo para a nossa sociedade, uma vez que retrata uma realidade comum a todos, que de alguma forma convivemos com pessoas com deficiência e que buscamos, cada vez mais, o reconhecimento de sua importância e o respeito a todos”, conclui o secretário da Sintea, Vinícius Aith.