Macaé conquistou o terceiro lugar no Índice de Transparência e Governança Pública (ITGP), elaborado pelo Instituto de Direito Coletivo (IDC) e pela Transparência Internacional – Brasil. O município obteve a nota final de 68,4 pontos (de 0 a 100 possíveis), alcançando a classificação “Bom” e à frente entre as cidades da região como Armação de Búzios, Araruama, Campos dos Goytacazes e Rio das Ostras.
O levantamento avaliou o nível de acesso à informação, a clareza nos portais de transparência e o cumprimento da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011). A análise tem o objetivo de promover melhorias na transparência e na governança pública, estimular a participação dos entes avaliados.
O resultado de Macaé está relacionado às ações de fortalecimento da governança pública, transparência e controle social, permitindo ao cidadão o acompanhamento em tempo real da aplicação dos recursos públicos da administração municipal.
“Nosso papel é acompanhar e contribuir para que a transparência pública continue avançando quanto às ações do município. De modo geral, comparado com a avaliação do ano de 2024, subimos uma posição no ranking dos municípios avaliados no estado do Rio de Janeiro, registrando aumento de 12,5 pontos na média geral do índice. Quando consideramos cada uma das seis dimensões avaliadas, constatamos ainda crescimento da pontuação em todas, com maior destaque para as dimensões transparência administrativa e governança (aumento de aproximadamente 30 pontos) e transparência financeira e orçamentária (aumento de aproximadamente 22 pontos).” comentou a Ouvidora Geral Denize Neto.
Já o Controlador Geral do Município, Edilson Santanna, salientou que o cenário de avanço da transparência alcançado pelo município significa que Macaé está no caminho certo. “Estas medidas possibilitam maior clareza para população da forma como tem sido investido o recurso público. Estamos comprometidos com uma gestão responsável e cidadã”, pontuou.
O ITGP é um instrumento de diálogo e colaboração entre a sociedade civil e os entes públicos.