O CIDADÃO RJ

Forte terremoto de magnitude 7,4 atinge Filipinas

Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa sul das Filipinas nesta sexta-feira (10), matando pelo menos duas pessoas, enquanto as cidades próximas ao epicentro sofreram danos estruturais e as autoridades alertaram sobre fortes tremores secundários.

O terremoto, em águas próximas à cidade de Manay, na província de Davao Oriental, acionou alerta de tsunami para o litoral em um raio de 300 quilômetros do epicentro, mas os alertas para as Filipinas e a Indonésia foram posteriormente suspensos.

Houve relatos iniciais de danos a casas, prédios e pontes, disse uma autoridade em Manay, embora a extensão total dos danos nas Filipinas não estivesse imediatamente clara.

Lideranças criticam Nobel da Paz para María Corina

Fábrica clandestina de bebidas usava etanol adulterado de postos

Pelo menos duas pessoas morreram, disse o funcionário da Defesa Civil Karlo Puerto por telefone, ambas na cidade de Mati, perto de onde ocorreu o terremoto. Não houve outros relatos de vítimas por parte de escritórios regionais de desastres contactados pela Reuters.

O terremoto foi um dos mais fortes dos últimos anos a atingir as Filipinas, que fica no “Anel de Fogo” do Pacífico e sofre mais de 800 tremores por ano.

Ele ocorre duas semanas depois que as Filipinas sofreram o terremoto mais mortal em mais de uma década, com 74 pessoas mortas na ilha central de Cebu. 

Um vídeo postado nas mídias sociais e verificado pela Reuters mostrou pessoas na cidade de Davao segurando veículos estacionados que balançavam de um lado para o outro à medida que o chão tremia, enquanto portões de metal chacoalhavam nas proximidades.

Defesa Civil emite alerta severo de temporal para capital paulista

Fux pede vista e suspende julgamento de recurso de Moro no STF

Richie Diuyen, um agente de desastres em Manay, disse que o terremoto durou de 30 a 40 segundos e danificou algumas casas e a fachada de uma igreja, deixando rachaduras em vias e pontes intransitáveis.

“Não podíamos nos levantar. Tenho 46 anos e esse é o terremoto mais forte que já senti”, afirmou Diuyen por telefone.

Mais cedo, o presidente Ferdinand Marcos Jr. disse que as autoridades avaliam a situação e que as equipes de busca e resgate começariam a trabalhar assim que fosse seguro.

“Estamos trabalhando sem parar para garantir que a ajuda chegue a todos os que precisam”, declarou em comunicado.

* (Reportagem adicional de Ananya Palyekar e Mrinmay Dey)

* É proibida a reprodução deste conteúdo.

Sair da versão mobile