FIM DE JOGO!
Fonte: X Vasco Basketbal | Daniel Morais
No clássico, é Mateusão
Clássico não se joga, se ganha, e o Botafogo mostrou isso em quadra. Em um duelo eletrizante e cheio de alternâncias, o Glorioso superou o Vasco por 85 a 76, nesta quarta-feira (22/10), no Oscar Zelaya, e conquistou uma vitória com um peso importante no NBB CAIXA. O triunfo, o primeiro na temporada 2025/26, carrega um simbolismo por ser sobre o rival e garante uma moral extra para os próximos desafios.
Assim como na temporada passada, quando decidiu o Clássico da Amizade, o armador Matheusinho foi o principal nome da vitória do Botafogo, terminando o jogo como o maior pontuador com 20 pontos, além de oito assistências e três rebotes para 22 de eficiência. O americano Decensae Xavier também se destacou ao registrar um duplo-duplo de 17 pontos e 10 rebotes. Pelo Vasco, Pedro Nunes se sobressaiu com mais uma atuação sólida na temporada, fechando com 15 pontos, sete rebotes e cinco assistências para 21 de eficiência.
Grande jogo
Botafogo e Vasco protagonizaram um grande primeiro período, com intensidade dos dois lados da quadra. As equipes mostraram força ofensiva e defesas aguerridas, imprimindo um ritmo alto desde os minutos iniciais. O equilíbrio foi a tônica do quarto, com destaque para o aproveitamento de 50% de ambos nos arremessos do perímetro, o que manteve o placar sempre apertado, com uma vantagem de apenas três pontos para o Alvinegro: 25 a 22.
Ritmo frenético
O Vasco começou o segundo período com tudo, impôs uma corrida de 7 a 0 e assumiu o controle do placar. A resposta do Botafogo atendeu pelo nome de Matheusinho, que conduziu uma recuperação com nove pontos no quarto e igualou o jogo. O clássico continuou em ritmo frenético até o time cruzmaltino colocar em quadra uma defesa forte e contar com valiosa contribuição de Pedro Nunes e Alê para desgarrar um pouco novamente, fechar com 28 a 16 na parcial e ir para o intervalo com cinco pontos de frente: 48 a 43.
Defesa intensa
O clássico continuou em alta voltagem no terceiro período. O Botafogo começou com uma corrida de 6 a 0 e virou o placar, impondo intensidade e energia na volta do intervalo. O equilíbrio prevaleceu, com muita entrega das duas equipes. Neste cenário, o Alvinegro mostrou-se mais sólido defensivamente e eficiente no ataque, fez 21 a 10 na parcial e foi para os derradeiros 10 minutos com vantagem de seis pontos: 64 a 58.
Inteligência para vencer
O Botafogo manteve o ritmo no último período, soube jogar com inteligência, acelerando quando necessário e gastando o tempo quando foi possível. O Vasco ainda tentou encontrar forças para reagir, trouxe emoção para o clássico, mas não conseguiu mudar o enredo escrito pelo Alvinegro a partir do terceiro quarto. Com consistência e controle, o Glorioso confirmou sua primeira vitória no NBB CAIXA 2025/26, em um clássico de alto nível no Oscar Zelaya.
Fonte: LNB