Os estudantes mineiros brilharam e mostraram muito conhecimento na quarta edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (Onee). Em todo o estado, 762 alunos receberão medalhas de ouro, prata e bronze em reconhecimento de seus esforços nos desafios que incentivam mais aprendizado sobre a sustentabilidade e o uso consciente da energia.
A Cemig, por meio do Programa de Eficiência Energética, incentiva a realização dos jogos e provas em sua área de concessão, onde 628 – entre os 762 de todo o estado – garantiram a premiação. A Onee é uma iniciativa realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e coordenada pelo Instituto Abradee.
Neste ano, Minas Gerais teve o quarto maior número de medalhas e a Cemig ficou entre as quatro distribuidoras que mais tiveram alunos com medalhas.
Após a divulgação dos resultados das provas, os alunos mineiros se destacaram por ocupar quatro posições entre os dez primeiros colocados em uma lista de 10 mil alunos que receberão as medalhas e outras premiações conforme regulamento da Onee 2025 – ao todo, 33.348 alunos fizeram a prova em todo o Brasil.
Eles estão entre o sétimo e o décimo lugar e representam a Escola Municipal José Maria dos Mares Guia (sétimo e oitavo lugares), localizada em Barão de Cocais, e na Escola Lápis de Cor, em Inhapim (nona e décima posições).
Para Leonardo Silva, coordenador do projeto Onee 2025 na Cemig, a regularidade da competição no calendário de olimpíadas traz relevância a um dos temas mais importantes e que se relacionam com a transição energética neste momento.
“A Onee agora é um evento que as distribuidoras aguardam com ansiedade a cada ano, pois é uma possibilidade de ampliar o que já fazemos no âmbito do Programa de Eficiência Energética, que é a conscientização constante da sociedade sobre o uso seguro e sustentável desse recurso tão importante que é a energia elétrica”, afirmou o coordenador.
Premiações
Entre 5 e 6/11, os estudantes que ocupam o primeiro lugar de cada estado brasileiro e o Distrito Federal passarão por uma competição nacional em Brasília. Na ocasião, eles serão reconhecidos por ocuparem a melhor colocação de seus estados.
É importante ressaltar que todos os 10 mil alunos que tiveram seus nomes entre as melhores colocações de todo o país receberão as medalhas de ouro, prata e bronze diretamente em suas escolas.
Programa de Eficiência Energética
Promover o uso consciente e seguro da energia para seus mais de 9 milhões de clientes e a sustentabilidade em Minas Gerais. Esses são os principais objetivos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemig, que, em 25 anos de existência, já investiu mais de R$ 1,1 bilhão em diversos projetos nos 774 municípios da área de concessão da companhia.
Essas iniciativas foram responsáveis por evitar a emissão de mais de 525 mil toneladas de CO2 na atmosfera, e promover uma economia de 7,5 mil Gigawatts-hora, o que é suficiente para abastecer 4,8 milhões de famílias em um ano.