O CIDADÃO RJ

Polícia Científica de Santa Catarina é pioneira na emissão do documento de identidade diretamente no sistema prisional

Foto: Divulgação/PCISC

A Polícia Científica de Santa Catarina (PCISC), por meio da Diretoria de Identificação Civil e Criminal (DICC), realizou nos dias 10 e 11 de novembro um treinamento sobre o uso da ferramenta SMART para cerca de 40 Policiais Penais da Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI) na região da Grande Florianópolis.

A capacitação faz parte da implementação do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre a Polícia Científica e a SEJURI, que permitirá a abertura de Postos de Emissão de Documentos de Identificação Civil (PEDICs) dentro das unidades prisionais do Estado. O objetivo é possibilitar a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para a população carcerária catarinense, garantindo acesso à documentação civil e promovendo maior cidadania e reintegração social ao término do cumprimento das penas.

Nesta quinta-feira, 13, o treinamento foi realizado na unidade da SEJURI de Itajaí. Até o final do mês as cidades de Curitibanos e Chapecó também receberão novas turmas. Ao término das capacitações, a SEJURI contará com 54 novos PEDICs em Santa Catarina, ampliando significativamente a rede de atendimento no Estado.

Segundo a Perita-Geral da Polícia Científica, Andressa Boer Fronza, a ação tem impacto direto não apenas na cidadania, mas também na segurança pública.

“Essa é uma relevante iniciativa, para que todos os reeducandos saiam do sistema prisional com seu documento de identidade. Prontos para recomeçar e ter oportunidades de trabalho e reintegração social. Isso representa mais cidadania e mais segurança para Santa Catarina”, afirmou.

Com a implementação desse projeto, Santa Catarina se torna pioneira no país na oferta do serviço de emissão da CIN diretamente dentro das unidades prisionais, um avanço que reforça o compromisso do Estado com a inclusão social, modernização tecnológica e fortalecimento da identificação civil e criminal.

Sair da versão mobile