A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), realizou na noite desta terça-feira (18), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária, uma solenidade para celebrar os 25 anos de existência da instituição. Vinculada à Secretaria Executiva de Ensino Superior da Prefeitura Municipal de Macaé, a faculdade oferece cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciaturas em Letras, Pedagogia e Matemática. Abertura do encontro contou com a apresentação do Coral da Cidade da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), vinculada à Secretaria de Cultura.
A diretora da FeMASS, Cláudia de Magalhães Bastos Leite, agradeceu a presença de todos, principalmente aos alunos que organizaram essa homenagem com tanto carinho.
“É muito bom homenagear tantas pessoas importantes para a instituição. Possuímos em média 1200 alunos e 70% deles são munícipes que podem cursar uma faculdade pública, gratuita e de qualidade”, disse. Ela mostrou também o selo em alusão aos 25 anos da instituição que foi lançado durante a solenidade.
O filho do Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, Aristóteles Cliton da Silva Santos, também esteve presente na solenidade e foi um dos homenageados. Muito emocionado, lembrou da trajetória do seu pai como educador no município, que lutou por mais escolas, não só para Macaé, mas também para toda região.
“É um momento de muita honra, alegria e emoção ter uma faculdade com o nome do nosso pai. Essa trajetória começou há 41 anos, em 1959, quando Macaé possuía uma escola de Ensino Médio, que era Luiz Reid, que já não atendia a demanda de tantos alunos. Junto com um grupo, meu pai conseguiu mais escolas para Macaé e região. E depois de tanto tempo ter uma faculdade que atende estudantes macaenses é algo fantástico. Meu pai tinha muita paixão pelo ensino”, lembrou emocionado.
Já a secretária Executiva de Ensino Superior, Iza Vicente, disse que a noite foi de muita emoção, celebração e reconhecimento.
“É uma honra a Secretaria de Ensino Superior ter a missão e o compromisso de manter uma faculdade municipal que é referência em todo o país. É bom contribuir com um “tijolinho” nessa construção que apesar dos desafios faz a diferença na vida de muitos jovens e reduz as desigualdades. Têm pouco tempo que estou à frente da gestão e gostaria de agradecer a todos”, ressaltou.
O secretário de Educação, Matias Mendes, ressaltou a frase de boas-vindas a todos que chegaram à solenidade: “Você faz parte dessa história. A educação é um porto para transformar uma cidade e gostaria de cumprimentar todos os alunos que estão cursando uma faculdade municipal e gratuita. Vocês se empenharam bastante para passar no Vestibular e tenho certeza que serão grandes profissionais, preparados para entrar no mercado de trabalho”, comentou.
A representante do Legislativo a vereadora, Leandra Lopes, afirmou que a história da FeMASS, tem que ser eternizada.
“São 25 anos de muita gente lutando por esse lugar. E a gente não pode falar de futuro sem lembrar do passado. Fazer a diferença na vida dos alunos e reconhecer o suor de tanta gente para chegar até os 25 anos, para mantê-la crescendo. Parabéns a todos vocês que terão a oportunidade de ter um diploma de uma faculdade macaense”.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal, que ressaltou a importância da faculdade para o município.
“A educação é transformadora, e transformou o meu futuro. Fiz Direito e para estudar tinha que viajar uma hora e meia até Campos. Foram muitas viagens durante cinco anos. O estudante hoje estuda aqui. Tem a FeMASS, formando milhares de pessoas. Educação é investimento e a nossa gestão é de escuta em prol de uma Macaé melhor”, contou.
Após a abertura, foi exibido um filme-homenagem que contou a origem da FeMASS, com o olhar do professor Miguel Ângelo da Silva Santos.
A celebração contou ainda com a apresentação de uma pesquisa pela professora do Curso de Administração, Janimayri Forastieri e homenagem in memorian à professora Sônia Maria Santos, que fez parte do corpo docente da faculdade.
Houve ainda a entrega de uma Moção de Agradecimento à homens e mulheres que passaram pela instituição e a entrega de um busto ao filho do Professor Miguel Ângelo da Silva Santos, Aristóteles Cliton da Silva Santos, produzido em 3 D pela equipe de robótica da Secretaria de Educação.