A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) executou novas ações de limpeza nas obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Insular, em Florianópolis.
Foram encaminhadas para processos de reciclagem e reaproveitamento, cerca de 20,4 toneladas de resíduos, entre madeira, metais e restos de construção.
As ações integram o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, que estabelece critérios para separação, armazenamento e destinação adequada dos resíduos.
Essas práticas contribuem para diminuir os impactos ambientais causados pela construção, como a redução de entulho e a demanda por recursos naturais.
Desde o início do programa, em 2021, quase 14 mil toneladas de resíduos foram reaproveitados e cerca de 7,5 mil toneladas foram recicladas.
As obras da estação Insular vão aumentar em quase três vezes a capacidade de tratamento de esgoto.
Com isso, o atendimento vai ser expandido a novas áreas do Centro e da bacia do Itacorubi, incluindo os bairros José Mendes, Jardim Anchieta, Parque São Jorge e partes do Córrego Grande e Pantanal.
O investimento total no Sistema de Esgotamento Sanitário Insular é de R$ 245 milhões, com recursos da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Repórter: Eduardo Melo