Prefeitura do Rio anuncia plano de reconstrução e restauração do Centro Cultural Cordão da Bola Preta – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As obras vão recuperar as estruturas do complexo, que se encontram em estado de degradação

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou, nesta sexta-feira (06/02), do anúncio do plano de reconstrução e restauração do Centro Cultural do Cordão da Bola Preta, sede do mais antigo bloco carnavalesco do Rio e uma das principais referências da história do samba e do Carnaval carioca. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, com início previsto para o primeiro semestre e prazo estimado de oito meses.

 

– Eu não posso ir embora sem que a gente dê início ao processo de revitalização e recuperação deste lugar que é tão simbólico para a cultura carioca – afirmou o prefeito Eduardo Paes.

 

Localizada nos imóveis de nº 90 da Rua do Lavradio e nº 1 da Rua da Relação, no Centro do Rio, a sede integra a Área de Proteção do Ambiente Cultural (APAC) da Cruz Vermelha, criada pelo Decreto nº 11.883/92. O Cordão da Bola Preta é reconhecido como bem cultural imaterial da cidade desde 2007 e mantém no local atividades culturais permanentes, ligadas ao samba, ao Carnaval e à memória da cultura popular carioca.

 

– O mais importante é que essa obra renova, mais uma vez, o compromisso desta gestão com a defesa da cultura e do Carnaval da cidade do Rio. Nada mais carioca do que restaurar e revitalizar esse espaço tão importante do Cordão da Bola Preta – disse o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.

 

Além da restauração, o projeto prevê a ampliação do equipamento cultural, a partir da incorporação do imóvel vizinho, adquirido pela Prefeitura. A iniciativa amplia a capacidade de uso do espaço e reforça o papel do centro cultural como referência ativa do carnaval de rua e da vida cultural do Centro da cidade, para além do período carnavalesco.

 

– São 107 anos de existência e nós nunca conseguimos um momento tão importante para a história, futuro e sobrevivência da maior instituição cultural do Carnaval carioca, quem sabe do Brasil. Essa obra representa tudo para o Bola Preta. É um momento de extrema emoção e felicidade. Finalmente, com essa obra, nós vamos implementar a história do Carnaval do Bola Preta, que se confunde com a história do Carnaval carioca – disse o presidente do Cordão da Bola Preta, Pedro Ernesto Marinho.

 

Reconstrução, ampliação e modernização do espaço

 

As obras vão recuperar as estruturas do complexo, que se encontravam em estado de degradação. Desde então, intervenções pontuais vinham sendo realizadas para garantir o funcionamento das atividades culturais.

 

O projeto prevê a reconstrução do sobrado atingido, respeitando as características arquitetônicas originais, além da restauração das fachadas e esquadrias, adequação dos ambientes internos e modernização das instalações. O térreo contará com bistrô, cozinha, hall de entrada, recepção, espaço para shows e área de estar. No mezanino, serão implantados camarote, hall e sanitários. O pavimento superior abrigará a administração, copa e depósito.

 

A área total a ser recuperada é de 1,2 mil metros quadrados, com capacidade para receber cerca de 1.200 pessoas. Todas as intervenções seguirão as normas vigentes de acessibilidade, segurança, prevenção e combate a incêndio e pânico, garantindo um espaço mais seguro, inclusivo e adequado ao uso público.

 

– Vamos fazer muito mais do que uma reforma, faremos uma reconstrução. Tivemos áreas que desabaram aqui em 2012, então faremos um grande trabalho para esse bloco do Carnaval que faz parte da história do Rio e que se mistura com a história do Carnaval. São mais de 100 anos do Cordão da Bola Preta, então nada mais do que justo que façamos esse investimento no Carnaval e na cultura popular com a recuperação de um patrimônio histórico – declarou o secretário de Infraestrutura, Wanderson Santos.

 

História, legado e resistência do carnaval de rua

 

Fundado em 13 de dezembro de 1918, o Cordão da Bola Preta surgiu a partir da reunião de amigos no bar Cave de Ouro, na Rua da Carioca, com o objetivo de preservar o Carnaval tradicional de rua, em um período de intensas transformações urbanas e culturais no Rio de Janeiro. Desde sua origem, o bloco adotou as cores preto e branco como identidade e consolidou-se como expressão popular aberta, democrática e acessível.

 

Ao longo do século XX, especialmente entre as décadas de 1930 e 1970, o Bola Preta manteve o formato de cordão carnavalesco, com marchinhas, metais e percussão, resistindo ao desaparecimento de outros blocos e à transformação de muitos deles em escolas de samba. A sede do bloco, que por anos funcionou na Avenida Treze de Maio e hoje está instalada na Rua da Relação, tornou-se espaço de encontro de músicos, boêmios e foliões de diferentes gerações.

 

No século XXI, com a retomada e o fortalecimento do Carnaval de rua, o Cordão da Bola Preta consolidou-se como um dos maiores símbolos da festa popular no país, reunindo milhões de foliões em seus desfiles pela Avenida Rio Branco, tradicionalmente realizados no Sábado de Zé Pereira, que marca a abertura dos festejos no Centro da cidade. A reconstrução e ampliação do Centro Cultural representam um novo ciclo de fortalecimento dessa tradição, garantindo condições permanentes para a preservação da memória, da cultura do samba e do carnaval de rua como patrimônio vivo do Rio.

 

Cultura e economia criativa

 

A intervenção representa também um investimento estratégico na cultura carioca e na economia criativa, ampliando a capacidade de funcionamento e programação do Centro Cultural Cordão da Bola Preta. O espaço renovado cria condições permanentes para a geração de emprego e renda a partir da atividade cultural, beneficiando músicos, artistas, produtores, técnicos e trabalhadores da cultura.

 

A requalificação contribui para a dinamização da Lapa e do Centro do Rio, fortalecendo a cadeia produtiva do samba e reafirmando o papel do carnaval de rua como elemento estruturante da identidade cultural da cidade.

Categoria:

  • 6 de fevereiro de 2026
  • Marcações: Bola Preta Centro Cultural do Cordão da Bola Preta reconstrução do Centro Cultural do Cordão da Bola Preta sede do Bola Preta