A Praia Campista foi palco, neste domingo (8), de uma apresentação que uniu humor, poesia e habilidade circense. Das 16h às 17h, o multiartista Davi Maia deu vida ao espetáculo “Aipim, o Palhaço das Pernas de Pau”, atração da programação do Sesc Verão, atraindo um público diverso que acompanhou de perto as acrobacias e intervenções do artista.
Conhecido artisticamente como Aipim, Davi Maia é ator, músico, dançarino e, sobretudo, palhaço de rua, sendo referência mundial em acrobacias sobre pernas de pau. Nascido em 1996, em uma família de artistas, iniciou sua trajetória ainda na infância, aos quatro anos de idade, estimulado pelo pai, o Mestre Palhaço Mandioca Frita. Desde cedo, passou a se apresentar em praças, parques e espaços públicos de Brasília, construindo uma relação direta com o público e com a arte popular.
Na adolescência, aprofundou sua formação no teatro, estudando e trabalhando com importantes nomes e coletivos da cena cultural do Distrito Federal, como Hugo Rodas, Alice Stefânia, James Fensterseifer, Similião Aurélio e Jhonata Andrade. Em 2010, com foco no ofício da palhaçaria, fundou a Trupe Raiz do Circo ao lado do pai e da irmã, grupo que se consolidou por meio de apresentações contínuas em espaços públicos e festivais em diferentes regiões do país.
Ao longo da carreira, Aipim participou de cursos e workshops com renomados artistas nacionais e internacionais, como os argentinos Fernando Cavarozzi (Chacovachi) e Victor Ávalos (Tomate), o italiano Leris Colombaini e o estadunidense Arver Eccentric. A partir de 2018, passou a atuar também em carreira solo, levando seu trabalho para diversas cidades e estados brasileiros.
Atualmente, o artista circula com o espetáculo “Aipim, o Palhaço das Pernas de Pau”, além de integrar o elenco do Cabaré da Nega, dirigido por Ana Luiza Bellacosta. Sua trajetória inclui participação constante em ações do Sesc desde 2015, com apresentações, espetáculos e oficinas em todas as unidades do Sesc DF, além de presença frequente em eventos como o Sesc FestClown, o Sesc Picadeiro Móvel e o Circuito Sesc de Artes.
Entre 2021 e 2023, o espetáculo solo realizou cerca de 20 apresentações em praças e parques de cidades como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, além de integrar festivais e programações do Sesc em diferentes estados. Em 2024 e 2025, a montagem seguiu em circulação nacional, passando por unidades do Sesc, festivais de circo e apresentações independentes, do Norte ao Sul do país.
Além do Aipim, o Palhaço das Pernas de Pau, a programação contou neste domingo com Paredão de Escalada, Sky Jump, Exposição Cubos, Exposição Monóculos, aula de dança e DJ.