O CIDADÃO RJ

Prefeitura monta esquema especial para garantir segurança e conforto dos foliões do Bloco Cafuçu

Pensando na saúde, segurança e conforto dos foliões que vão curtir o Bloco Cafuçu, nesta sexta-feira (13), a Prefeitura de João Pessoa preparou um esquema especial para garantir a tranquilidade das milhares de pessoas que vão estar no Centro Histórico da Capital. A concentração acontece a partir das 19h, com programação até 2h, nas Praças Rio Branco e Dom Adauto e Avenida General Osório. O bloco é um dos mais aguardados e irreverentes do Carnaval Multicultural de João Pessoa.

O esquema da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa terá a participação de cerca de 140 servidores atuando de forma direta nos eventos, além do policiamento a pé, motopatrulhamento e apoio em pontos estratégicos. Ao mesmo tempo, são mantidas equipes nos demais serviços da Prefeitura, garantindo a continuidade do trabalho da Guarda em toda a cidade.

O percurso também conta com as câmeras inteligentes que integram o projeto Smart City, que são ferramentas essenciais para o reforço da segurança urbana e a prevenção de crimes em diversos bairros da Capital. Os equipamentos operam 24 horas por dia, contribuindo para o monitoramento de áreas estratégicas, a identificação de situações suspeitas e de foragidos, o acionamento rápido da Guarda Civil Metropolitana, além do trabalho integrado com as Polícias Civil e Militar.

Trânsito e transporte – Para garantir a segurança e a organização do evento, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) montou uma operação especial de trânsito e transporte.

Ao todo, 45 agentes de mobilidade estarão atuando no ordenamento do tráfego e na segurança dos pedestres. A partir das 17h, será realizado o bloqueio total do fluxo de veículos no corredor de passagem dos foliões, abrangendo:

  • Praça João Pessoa
  • Praça 1817
  • Avenida Visconde de Pelotas
  • Praça Dom Adauto
  • Catedral de Nossa Senhora das Neves
  • Praça Antenor Navarro

Os taxistas contarão com pontos exclusivos na Avenida Barão do Abiaí, Parque Solon de Lucena e Praça 1817, garantindo atendimento ao público com organização.

O transporte coletivo também será assegurado. Diversas linhas estarão operando normalmente até as 23h, com saídas das plataformas da Lagoa. Após esse horário, a Semob-JP disponibilizará 10 ônibus extras, que serão ofertados conforme a demanda observada pelas equipes de mobilidade.

Em situações de urgências de trânsito, a população pode acionar os agentes de mobilidade por meio do WhatsApp (83) 98760-2134, canal disponível do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott) da Semob-JP para envio exclusivamente de mensagens e imagens, disponível à população, das 5h à meia-noite, todos os dias da semana.

Sedurb – Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) atuará com 30 agentes na fiscalização do comércio informal, composto por 210 ambulantes distribuídos pela área do evento. A população pode registrar denúncias pelo WhatsApp (83) 98825-0723.

Proteção das mulheres  Durante o período carnavalesco, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres está promovendo ação educativa da campanha ‘Não é Não’, de combate à importunação sexual, reforçando o respeito e a segurança das mulheres na festa. A partir das 19h, as equipes da SPPM estarão nas ruas distribuindo material educativo e orientando os foliões.

Sair da versão mobile