Társis Soares Gomes tirou nota máxima na prova de matemática do Enem 2023. Foram 958,6 pontos que fizeram a diferença na média geral dele e também para que ele fosse aprovado em medicina. O paraibano, de 21 anos, que escolheu a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para estudar, dá dicas para estudantes que vão fazer o exame neste ano e querem passar no curso dos sonhos.
📝 Escreva a sua redação sobre ‘o impacto das queimadas no equilíbrio ecológico’ e receba a correção gratuita
Antes de descobrir os segredos da aprovação, conheça a plataforma de correções gratuitas de redação do Lá vem o Enem. Até o dia da prova, o participante pode treinar com quatro temas dos eixos ambiental, saúde, tecnológico e cultural. Depois de fazer o texto, o estudante recebe um relatório completo com observações sobre todas as competências de avaliação.
✅ O segredo para tirar nota máxima em matemática do Enem
Cem questões por dia. Essa foi a quantidade de perguntas por dia durante a preparação de Társis para o Enem.
Para quem assim como ele quer tirar nota máxima em matemática, especialmente nessa reta final de estudos para o Enem, a recomendação é focar na resolução de muitas questões.
Essas questões para treino, segundo o estudante de medicina, devem ser de:
- Provas anteriores do Enem
- Provas de outros vestibulares
Porém, o futuro médico alerta que não adianta apenas fazer os cálculos. É necessário se empenhar na correção dos erros.
“Busquei sempre entender o raciocínio por trás de cada questão e identificar onde errei. Essa prática de resolver e corrigir várias questões me fez evoluir bastante, tornando-me mais atento aos problemas apresentados na prova e às possíveis pegadinhas”, lembrou.
📶 Entender os padrões do Enem
Resolver muitas questões ajuda no Enem como um todo. Segundo Társis, dessa forma, o estudante consegue entender a melhor maneira de fazer cada prova e faz revisões dos conteúdos mais recorrentes, já que existem padrões de questões e de temas que se repetem ao longo dos anos.
✏️ Como tirar mais de 900 na redação
Fazer duas redações por semana e corrigi-las foram hábitos que levaram o paraibano a uma nota de 960 pontos na produção textual do Enem. E é essa a dica de treino dele para essa área da prova.
🧘🏻♂️🧘🏽♀️Manter a calma
Nem só de estudos é feita uma preparação para o Enem. Para Társis, é necessário manter a calma na reta final de estudos.
Para ajudar nisso, ele recomenda que o candidato confie no que foi estudado ao longo do ano e saiba que ainda é possível aprender mais antes da prova.
⚖️ Equilíbrio para chegar longe
Ter uma rede de apoio, especialmente formada por família e amigos, ajudou Társis a manter a saúde mental enquanto estudava para o Enem.
Com essa turma, ele passou a equilibrar os momentos de estudo e lazer. A dica dele, portanto, é buscar tempo para diversão, exercícios e outras atividades que promovam bem-estar durante a rotina de estudos.
🩺Társis estuda medicina na UFMG
Com uma boa nota, Társis, que é natural de Campina Grande, teve a possibilidade de escolher estudar medicina onde sempre quis: a UFMG. Na instituição, ele concluiu o primeiro semestre do curso.
“Está sendo um verdadeiro sonho ter essa oportunidade de estudar medicina em uma universidade tão prestigiada. Além disso, conhecer novas pessoas e morar em outra cidade tem sido uma experiência incrível”, declarou.
Como as aulas do curso acontecem em período integral, ele se dedica só aos estudos.
Quer ter acesso a mais conteúdos que podem te ajudar a se dar bem no Enem e conseguir a tão sonhada vaga na universidade? Fica de olho no Lá Vem o Enem, que tem material gratuito, em várias plataformas, focado em facilitar a vida de quem tá se preparando para o exame.