Para quem achou que a polarização Lula e Bolsonaro, das eleições de 2022, seria determinante, decisiva, para a disputa eleitoral em João Pessoa este ano, enganou-se.
Pelo menos é o que revelam alguns dados da pesquisa Quaest divulgada ontem (17), pela TV Cabo Branco, com as intenções de voto dos eleitores da capital.
Em um dos recortes, o instituto pergunta ao eleitor que votou em Lula e Bolsonaro, no segundo turno das eleições de 2022, qual a intenção de voto em outubro deste ano. O resultado mostra que Cícero tem a preferência nos dois perfis.
61% dos que votaram em Lula em 2022 votam em Cícero neste ano. Em Cartaxo, candidato do PT, somente 16%. Era 18% na última pesquisa em agosto.
Entre esses eleitores de Lula (de 2022), 12% vão com Ruy.
Bolsonaro e Cícero
Entre aqueles que votaram em Bolsonaro no segundo turno de 2022, 41% também votam em Cícero.
Uma porcentagem bem maior do que os que pretendem votar em Marcelo Queiroga, do PL, 25%. No caso de Queiroga, o ex-presidente é figura constante no guia de rádio e televisão, com boa faixa de tempo.
Para os que votaram branco e nulo em 2022, Cícero é a preferência para 38%; Ruy, 19%; e Luciano, 11%.
Em resumo, Cícero conseguiu abocanhar um fatia importantes dos dois tipos de eleitores, mas à esquerda e mais à direita.
Tem a intenção de voto dos que se dizem conservadores e os progressistas, mas que não se sentem representados, pelo menos nessa consulta, pelos candidatos que têm relação direta com os maiores líderes políticos do país.
Confira no gráfico abaixo:
Veja também:
OPINIÃO: números da Quaest mostram que desafio de adversários de Cícero continua grande
Quaest: 26% dos eleitores de João Pessoa não estão interessados nas eleições
Quaest em João Pessoa: saiba candidato com maior potencial de voto e mais desconhecido do eleitor
Quaest em João Pessoa: 58% aprovam gestão de Cícero Lucena; 11% reprovam
Quaest em João Pessoa: Cartaxo mantém maior rejeição com 51%; seguido de Ruy com 43%
Dados da pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de setembro de 2024. Foram entrevistados 852 eleitores de João Pessoa de 16 anos ou mais. A margem de erro estimada é de 3 (três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
A pesquisa foi contratada pela TV Cabo Branco e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo TSE: PB-09810/2024.