Nesta quinta-feira (17/10) celebra-se o Dia Nacional da Vacinação, com foco em ressaltar a importância das vacinas no controle de doenças e na prevenção de epidemias. Em 2023, o Rio aplicou mais de 6,8 milhões de doses dos imunizantes disponíveis na rede, entre vacinas de rotina e de campanhas. Já em 2024, foram mais de 4,4 milhões de doses
A vacinação continua sendo a melhor forma de proteção contra doenças imunopreveníveis, ou seja, que podem ser evitadas pelos imunizantes. Além de garantir sua autoproteção, ao se vacinar, o indivíduo ajuda a inibir a disseminação de doenças em sua região.
No município, a vacinação é realizada nas 239 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As unidades que funcionam com horário estendido e aos sábados podem ser consultadas na plataforma Onde Ser Atendido, no link: https://prefeitura.rio/ondeseratendido.
As vacinas também estão disponíveis no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, que funciona de domingo a domingo, das 8h às 22h; no espaço Vacina,Rio, no ParkShoppingCampoGrande, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingos e feriados, de 12h às 21h; e em pontos extras pela cidade, que podem ser consultados no link: https://saude.prefeitura.rio/vacinacao/.
Com mais de 200 anos de história, as vacinas são fundamentais na prevenção e mitigação de doenças importantes para o cenário epidemiológico global. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as vacinas salvam as vidas de 3 milhões de pessoas por ano.
Programa Nacional de Imunizações
O Brasil tem um dos maiores e mais completos programas de imunização do mundo. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) completou 51 anos e, ao longo desse tempo, instituiu rotinas de vacinação no país que contribuíram para a redução da mortalidade infantil, protegendo as crianças das doenças imunopreveníveis, como sarampo e poliomielite.
São mais de 40 diferentes imunobiológicos disponibilizados gratuitamente no SUS, incluindo os especiais, voltados a pacientes com condições clínicas específicas. Além das vacinas de rotina para crianças, adultos e idosos, campanhas como a da influenza e Covid-19 mantêm a proteção da população, em especial dos mais vulneráveis às complicações das doenças.
Categoria: