Regiões sul e norte têm Operação Casa Limpa contra dengue

Lucas Lemes


Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou,  neste sábado (15), mais uma Operação Casa Limpa, ampliando o combate à dengue. 

A população das regiões norte e sul deixaram em frente de suas residências materiais insensíveis que possam vir a ser criadouros do mosquito Aedes aegypti para que sejam recolhidos e descartados adequadamente pela equipe da Prefeitura.

A Operação Casa Limpa aconteceu das 7h às 12h, com caminhões que circularam pelos bairros, acompanhados por um carro de som orientando os moradores.

Agente da Operação Casa Limpa recolhe objetos separados pela população. | Foto: Claudio Vieira

Apoio popular

A dona de casa Aurina Reis, de 73 anos, deu a sua dica para combater a dengue.

“Já deixei tudo separado ontem a noite para pegarem aqui. Se ficar tudo limpinho e seco, não vai juntar mosquito. E ninguém fica doente, que é o mais importante!”

O metalúrgico Ronaldo Machado, de 43 anos, aproveitou que o caminhão da Operação Casa Limpa passou na porta de sua casa e também participou descartando alguns recipientes.

“É uma ação muito boa da Prefeitura. Já vi o caminhão passando por aqui outras vezes também. Se fizermos a nossa parte, com o engajamento de todos de ter a consciência de retirar esses materiais e não deixar acumular água, tenho certeza de que vamos vencer a dengue.”

Wagner ao lado da equipe de coleta da Operação Casa Limpa. | Foto: Claudio Vieira

O empresário Wagner Marcelo, de 41 anos, agradeceu por terem recolhido os pneus da sua loja.

“Excelente trabalho da Prefeitura. Eu estava com dificuldade de encontrar alguma empresa que pegasse os pneus, que estavam armazenados aqui com todo cuidado, em local seco e arejado. Agora estou bem mais tranquilo, sem os pneus aqui e sabendo que o descarte será feito corretamente pela equipe da Prefeitura. Obrigado”.

Materiais 

Latas, potes, garrafas, lonas, louças sanitárias, baldes, tambores, piscinas desmontáveis ou quaisquer recipientes que acumulem água devem ser deixados nas portas das residências para que as equipes da Prefeitura recolham.

É importante reforçar que restos de construções, móveis e madeiras não serão retirados e devem ser entregues nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

A ação é mais uma das iniciativas da Prefeitura para ampliar o combate à dengue na cidade, reforçando os cuidados para manter os joseenses seguros contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Ação contou com dois caminhões em cada região para recolher os objetos. |  Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Todos contra dengue

Já foram realizadas quatro operações em 2025, nas zonas leste, norte, sul e sudeste, recolhendo 5,1 toneladas de materiais insensíveis nos lares de moradores conscientes, que fizeram o dever de casa ao separar os materiais.

Em 2024, o município registrou mais de 98 mil casos da doença. A colaboração de todos no combate ao mosquito Aedes aegypti é muito importante para evitar uma nova epidemia.

Os dias mais quentes e chuvosos do verão são propícios para proliferação das larvas.

É fundamental que a população também redobre os cuidados dentro de casa.

Evite o uso de pratinhos embaixo das plantas, não acumule entulho e lixo, mantenha bem tampados os reservatórios e caixas dd’água.

Confira outras orientações para evitar criadouros.

Caso identifique qualquer possível criadouro do mosquito, informe pela Central 156 (telefone, site e aplicativo).

Diariamente, diversas ações de prevenção e controle contra a dengue são executadas em todas as regiões da cidade. A programação de nebulização costalcontrole de criadouros e fumacê podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura.

Além disso, os agentes de combate às endemias promovem um trabalho educativo e orientam a população a tomar atitudes para evitar os criadouros e as doenças causadas pelo mosquito. .


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde