Serviços

“Maio Laranja” tem início no município com seminário – Notícias de Itaperuna e Região – ITAPERUNA ONLINE NOTÍCIAS

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA) realizará na próxima segunda-feira (19), às 13h30, o seminário com o tema: “Influência Digital e Radicalização da Violência Online contra Crianças e Adolescentes nas redes sociais”, no auditório do Paço Municipal. O evento faz parte da campanha do “Maio Laranja”, mês dedicado à conscientização e combate à exploração e violência sexual contra crianças e adolescentes. As inscrições poderão ser feitas no local.
A vice-presidente do CMDDCA, Monique Rangel, ressalta a importância de se discutir o tema.
“A violência online contra crianças e adolescentes é um problema social que exige ação. A internet, que oferece oportunidades de aprendizado, socialização e entretenimento, também pode ser utilizada para fins nocivos, expondo os mais jovens a violências, como cyberbullying, exploração sexual, violência psicológica, entre outros. Crianças e adolescentes são mais suscetíveis a serem enganados, manipulados no ambiente digital. Esse tema é importante para que possamos proteger os direitos e o bem-estar das crianças e dos adolescentes, que são extremamente vulneráveis nesse contexto”, pontuou.
O tema será apresentado pela Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre e Bacharel em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Priscila Rodrigues de Castro.
Atualmente ela trabalha como Líder de Expansão no Instituto Dara, organização da sociedade civil que promove saúde e desenvolvimento humano por meio de uma abordagem integrada de combate à pobreza, sendo responsável pela difusão da metodologia do Instituto através de assessorias, capacitações, acompanhamento técnico e produção de conhecimento.
Possui ampla experiência na Política de Assistência Social, com atuação na gestão estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas), em Educação Permanente, e na Proteção Social Básica e Especial em nível municipal. Também atuou na Política Estadual de Educação e no setor empresarial com responsabilidade social. Tem expertise na elaboração, monitoramento e avaliação de projetos sociais, elaboração de relatórios e sistematização de dados com foco na análise de territorialidades. Realiza articulações com redes de serviços e participa do assessoramento a Conselhos Municipais de Direitos.
Foi docente nas Universidades Federais de Ouro Preto (UFOP), Fluminense (UFF – Niterói e Rio das Ostras) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Dedica-se ao aprofundamento teórico em temas como Política de Assistência Social, Juventude, Território, Arte, Cultura, Criança e Adolescente, Gênero e Violência Doméstica e Sexual.