O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, esteve reunido com representantes da diretoria da EDF nesta terça-feira (20), na sede administrativa da empresa, no Rio de Janeiro. No encontro, foram discutidos os próximos passos dos investimentos da multinacional no município, com foco especial no Leilão de Reserva de Capacidade. O encontro reforçou a posição de Macaé como um polo estratégico para o setor energético no país.
Durante a reunião, os representantes da EDF destacaram a importância da definição do cronograma do leilão, alertando os impactos nas operações da companhia em Macaé, já que a empresa é responsável pela Usina Termelétrica Norte Fluminense, uma das maiores do Brasil, em operação há 25 anos às margens da BR-101. Inicialmente, o leilão que estava marcado para o primeiro semestre de 2025 foi cancelado, sem a divulgação de uma nova data.
O município reforçou seu apoio e o prefeito Welberth Rezende informou que levará o assunto para discussão em sua próxima agenda de reuniões em Brasília, já que o processo é de responsabilidade do governo federal, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Ministério de Minas e Energia. “Investimentos como esse fortalecem nossa matriz energética e geram emprego, renda e arrecadação para Macaé. Estamos comprometidos em oferecer suporte institucional e legal para garantir que a cidade continue sendo referência no setor”, afirmou.
A importância do governo municipal de Macaé nesse papel de interlocução junto ao governo federal foi destacada pelo CEO da EDF, André Salgado. “A relevância dessa reunião é devido a um cenário de incerteza em relação ao leilão, então, a gente precisa desse apoio para garantir que ele aconteça. Já estamos com o projeto licenciado e o ponto principal agora é a definição de uma data para que ele de fato seja realizado”, detalhou André reafirmando o compromisso da empresa com perspectivas futuras de investimento em Macaé como a implantação de um sistema piloto de armazenamento de energia.
O prefeito apontou também a importância do diálogo contínuo entre o poder público e a iniciativa privada, e do compromisso do governo municipal em atuar para que a cidade consolide seu protagonismo no cenário energético nacional, bem como potencialize o desenvolvimento em outras áreas, unindo inovação e sustentabilidade em prol do crescimento econômico.
A reunião foi acompanhada por outros representantes da prefeitura como os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; de Governo, Juninho Luna e de Comunicação, Edie Lameu. Pela EDF participaram ainda Veronica Vara Eiriz; Jean-Philippe De Oliveira; Luisa Moreira; Lais Jerzewski Borges e Mayara Silva de Melo8