Dando continuidade à programação pelo Dia da Luta Antimanicomial (18), a Secretaria de Saúde de Macaé por meio do Programa de Saúde Mental em parceria com o coletivo Ivone Lara, foi realizado nesta quarta-feira (21), o Fórum de Saúde Mental: “Luta Antimanicomial: o desafio continua”, no auditório do Sindipetro.
O evento contou com a participação de diversas da sociedade civil organizada, profissionais e estudantes da área da saúde e usuários dos serviços de saúde mental do município. Participaram da mesa redonda Eduardo Mourão de Vasconcelos, Edvaldo Nabuco, Iracema Polidoro, Carlos Henrique Martins, Lorrane Moreira e como mediar Nelson Falcão.
Na oportunidade foram discutidos o papel da sociedade e do sistema de saúde na luta antimanicomial e os usuários presentes também puderam compartilhar suas vivências. O coordenador do Coletivo Ivone Lara, Carlos Henrique Martins, ressaltou a importância de momentos como esse para discutir e reafirmar a importância da saúde mental e o impacto social da luta antimanicomial. “Reunir todas essas pessoas neste auditório é uma forma de movimento social, além de mostrar que o usuário tem outras atividades além do tratamento”, pontuou.
A terapeuta ocupacional e representante do Coletivo Ivone Lara, Sueli Benante, acrescentou que o fórum também é uma forma de trocar experiências e pleitear melhorias nos serviços. “Acreditamos que cuidar está em liberdade, por isso estamos aqui, para discutir essa política de saúde mental”, falou.
A gerente de saúde mental, Lorrane Moreira, destacou que a programação segue até sexta-feira (23). “Hoje estamos aqui no fórum para debater a política de saúde mental e de forma organizada usuários, trabalhadores e a sociedade possam fazer um relatório com suas demandas. Na parte da tarde a programação segue no Caps Ad Porto, com roda de Samba com o Grupo Sem Limite, a partir das 14h”, disse.
Na quinta-feira (22), às 9h, haverá o Café da Saúde Mental na Praça do Parque Aeroporto e no mesmo horário usuários, profissionais e familiares do CAPSi, farão um piquenique, na Praia de Imbetiba. Ainda na quinta-feira, às 9h, terá um café e roda de conversa no CAPS Betinho. Encerrando a programação na sexta-feira (23), acontece a partir das 9h, o CineDebate com o filme Holocausto, na Lyra dos Conspiradores com a participação de trabalhadores da rede de saúde e intersetorial.