Serviços

Daniel Fuzato será titular em jogo do Brasileiro pela 1ª vez na carreira

Daniel Fuzato será o substituto de Léo Jardim na partida contra o Mirassol, neste sábado, às 18h30. Contratado no início do ano para ser o reserva imediato da posição, o goleiro terá a sua primeira oportunidade como titular do Vasco em um jogo do Brasileirão, algo que nenhum outro concorrente de Jardim teve nos últimos dois anos. Esta será também a primeira vez dele como titular em um jogo pelo campeonato em toda a carreira.

Jardim foi titular durante todos jogos do Campeonato Brasileiro de 2023, 2024 e das primeiras 15 partidas do Vasco no campeonato em 2025. Ele jogou em todos os minutos dessas partidas até a última. Nela, o empate em 1 a 1 com o Internacional, Jardim foi expulso pelo árbitro Flávio Rodrigues de Souza, que interpretou que o goleiro estava fazendo cera quando alegava dores nas costas. Até então, ele nunca havia sido sequer substituído, jogando todos os minutos desses jogos. Ele atuou em 91 rodadas seguidas no Brasileirão, mas não estará à disposição na próxima rodada.

Fuzato receberá então sua primeira chance como titular no campeonato. Ele tem três jogos pelo Vasco — dois como titular no Carioca contra Bangu e Boavista, além da partida contra o Internacional, na qual saiu do banco de reservas.

Início no Palmeiras

A carreira de Fuzato começou no Palmeiras. Ele ficou três anos na transição da base para o profissional do Verdão, de 2016 a 2018, período no qual conquistou a Copa do Brasil, em 2016. No entanto, o goleiro nunca atuou no time de cima.

Nascido em Santa Bárbara d’Oeste, Fuzato chegou ao clube paulista em 2010, quando tinha apenas 12 anos. Em 2018, aos 21 anos, foi negociado com a Roma e acertou contrato de quatro anos com o clube italiano. Depois, o goleiro foi para o Eibar, que disputava a segunda divisão na Espanha.

Em janeiro deste ano, Fuzato chegou ao Vasco. Sua estreia pelo clube aconteceu ainda no Carioca, durante alguns testes da comissão de Fábio Carille com o time alternativo. O único jogo dele no Brasileirão foi na última rodada, quando ele substituiu Nuno Moreira para defender o gol no lugar de Léo Jardim, após a expulsão.

Campeão na Roma com Mourinho

Na sua primeira temporada com a Roma, Fuzato foi relacionado para todos os jogos do Campeonato Italiano, da Copa Itália e da Liga dos Campeões. No entanto, levou dois anos para fazer sua estreia oficial pela equipe: foi numa vitória por 3 a 1 sobre a Juventus, em agosto de 2020.

Na temporada 2021/22, sob o comando do técnico José Mourinho, participou da campanha do título da Liga Conferência, seu primeiro título na Europa. Ao todo, disputou apenas oito partidas pela Roma — seis pela liga italiana.

Convocado por Tite

Daniel Fuzato tem no currículo diversas convocações para a seleção brasileira olímpica e sub-20. Participou da preparação para o Sul-Americano de 2017 e para os Jogos Olímpicos de 2016.

Fuzato! Salah Mohamed rouba a bola e toca para Ahmed Rayan, que bate da entrada da área e goleiro faz boa defesa, aos 38 do 1º tempo

Já em 2019, o goleiro foi convocado pela primeira e única vez para a seleção principal. Na ocasião, ele foi incluído pelo técnico Tite no rodízio de jovens jogadores e fez parte do grupo que disputou os amistosos contra Argentina e Japão em novembro daquele ano.

Fonte: ge