“Turismo vai à escola” atende mais de 150 alunos na E.E. “Hélio del Cistia” – Agência de Notícias



12 de agosto de 2025

16:55

Por: Roberto Menna/ Secom

Fotos: Roberto Menna/ Setur

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), retomou o projeto “Turismo vai à escola”, comparecendo à Escola Estadual “Hélio del Cistia”, localizada no Jardim São Guilherme, na segunda-feira (11). Cerca de 150 alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio se aprofundaram na história de Sorocaba, por meio de atividades educativas promovidas pelos servidores da Setur.

Os estudantes conheceram a importância do turismo para o município e o modo como atrai visitantes e gera empregos. O técnico em Turismo Fabio Bevilacqua e o professor Marcio José Celestino, buscaram estimular os jovens quanto ao tema. “Esperamos, com este projeto, que esses alunos se tornem multiplicadores do que nossa cidade possui de atrativo e que possamos despertar neles um olhar para este setor, que é um segmento em expansão”, destaca Marcio.

Dos pontos abordados nas palestras, o que mais chamou a atenção dos estudantes foi segmento do turismo de eventos, que se populariza, sobretudo, a partir da realização de shows e festividades. A Festa Julina Beneficente de Sorocaba, por exemplo, reuniu grandes nomes da música nacional, bem como comediantes e empresas do ramo gastronômico, atraindo mais de 400 mil participantes, inclusive de outras cidades do Brasil e até do exterior.

Para Débora Patrícia Pereira, professora e coordenadora da área de linguagens da E.E. “Hélio del Cistia”, a apresentação trouxe informações relevantes sobre o turismo local. “Os alunos interagiram, questionaram sobre pontos turísticos e se interessaram pelo projeto do City Tour. É importante esse tipo de iniciativa nas escolas, pois muitos alunos nunca tiveram a oportunidade de conhecer Sorocaba na sua totalidade turística. Há também o fortalecimento do senso de cidadania, identidade cultural e a ideia de pertencimento dos estudantes”, afirma.

Já o professor Lucas Santos Domingues acredita que a cidade oferece oportunidades na área do Turismo, inclusive para a juventude. O assunto foi abordado nas palestras, a ampliar a visão dos jovens sobre o futuro acadêmico e profissional. “Os estudantes precisam descobrir seus interesses e a escola, em parceria com a Secretaria do Turismo, contribuiu para abrir esse leque de opções e perspectivas. Esse processo pode contribuir na melhoria, crescimento e prosperidade de Sorocaba”, disse.

As escolas interessadas em se inscrever no “Turismo vai à escola” podem buscar informações pelo telefone (15) 3233-2043 ou pelo e-mail [email protected]. A Casa do Turista, sede da Setur, fica na Rua Ana Monteiro de Carvalho, 50, no bairro Santa Rosália.