Agência Minas Gerais | Governo de Minas e Reino Unido ampliam parceria para agricultura sustentável 

O Governo de Minas e a Embaixada do Reino Unido discutiram, nesta quarta-feira (20/8), projetos conjuntos voltados para a agricultura sustentável e a recuperação de pastagens degradadas. O encontro integra a programação comemorativa aos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Reino Unido e aos dez anos de atuação do consulado na capital mineira.

A reunião foi realizada na Superintendência Federal de Agricultura e contou com representantes do setor agropecuário mineiro e com a diretora de Relações Governamentais e Comércio do Consulado Britânico, Laura Queiroz.

Durante o encontro, o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Gelson Lemes, solicitou apoio do consulado para o Projeto Integra Brasil, desenvolvido em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig-MG) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A iniciativa prevê a criação de unidades demonstrativas em 202 municípios mineiros, com técnicas modernas de manejo capazes de recuperar o solo, aumentar a produtividade e reduzir a emissão de carbono.

Segundo Lemes, essas propriedades serão referências para a disseminação de boas práticas. “A ideia é que funcionem como modelos, irradiando técnicas que recuperam o solo e ampliam a produtividade de forma sustentável”, explicou.

Desde 2020, Minas Gerais mantém um acordo de cooperação com o Reino Unido voltado para ações de descarbonização da economia. O secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura (Seapa-MG), João Ricardo Albanez, destacou o impacto da parceria. “Esse apoio é fundamental para que Minas avance rumo à neutralidade de carbono até 2050, especialmente no setor agropecuário”, afirmou.

Para o superintendente do Ministério da Agricultura em Minas, Everton Paiva, a cooperação internacional também abre portas para o mercado. “A parceria com o Reino Unido tem ampliado oportunidades de negócios para cooperativas e empresas do agronegócio mineiro”, disse.

A diretora Laura Queiroz reforçou o interesse britânico em estreitar os laços com Minas. “É uma oportunidade de criar uma agenda bilateral e buscar sinergias em áreas estratégicas para a sustentabilidade e para a economia do estado”, ressaltou.